Durante a Primeira República no Brasil, houve um movimento conhecido como Tenentismo. Assinale a alternativa correta a respeito desse movimento.
- A) Foi organizado por militares de várias patentes que tentaram modernizar o Exército brasileiro.
- B) Era composto de integrantes de grupos paramilitares e desertores que propalavam o federalismo.
- C) Não passou de um levante ocorrido no Rio de Janeiro, com reflexos em São Paulo, no ano seguinte à Proclamação da República.
- D) Era formado por civis que se identificavam com os militares e se diziam tenentes defensores da República.
- E) Reunia oficiais que criticavam a organização política da República Velha e contribuíram para o seu colapso.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Reunia oficiais que criticavam a organização política da República Velha e contribuíram para o seu colapso.
Gabarito Letra E
Reunia oficiais que criticavam a organização política da República Velha e contribuíram para o seu colapso.
O clima de descontentamento com o sistema oligárquico que dominou a política durante a Primeira República atingiu também jovens oficiais das forças armadas, a maioria tenentes, que acabaram liderando uma série de rebeliões no movimento político-militar que ficou conhecido como tenentismo. O movimento tenentista (1922-1926) objetivava a conquista do poder através da luta armada a fim de promover reformas na República brasileira.
Fazem parte desse movimento: a Revolta do Forte de Copacabana, ocorrida em 5 de julho de 1922; as Revoltas de 1924, ocorridas em São Paulo e no Rio Grande do Sul; e a Coluna Prestes – Miguel Costa, que percorreu boa parte do país entre os anos 1924 e 1926.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Foi organizado por militares de várias patentes que tentaram modernizar o Exército brasileiro.
O movimento tenentista não foi organizado por militares de várias patentes, mas sim pelos oficiais de baixa batente, principalmente tenentes. Além disso, visava promover reformas na República brasileira e não modernizar o Exército brasileiro.
Letra B: Era composto de integrantes de grupos paramilitares e desertores que propalavam o federalismo.
O movimento tenentista era composto por oficiais do exército e não por integrantes de grupos paramilitares. Além disso, a Primeira República já era federalista, não sendo essa uma das suas principais reivindicações.
Letra C: Não passou de um levante ocorrido no Rio de Janeiro, com reflexos em São Paulo, no ano seguinte à Proclamação da República.
O tenentismo protagonizou mais de um levante. Fazem parte desse movimento: a Revolta do Forte de Copacabana, ocorrida em 5 de julho de 1922; as Revoltas de 1924, ocorridas em São Paulo e no Rio Grande do Sul; e a Coluna Prestes – Miguel Costa, que percorreu boa parte do país entre os anos 1924 e 1926.
Letra D: Era formado por civis que se identificavam com os militares e se diziam tenentes defensores da República.
Não era formado por civis, mas sim militares, especialmente tenentes, que defendiam reformas na República brasileira.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário