Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o texto abaixo para responder a questão.

 

“Os coronéis baianos estavam divididos em dois grupos: um liderado por José Gonçalves, e outro, por Luís Viana, governador da Bahia eleito em 1896. A oposição, que aglutinava os gonçalvistas, acusou Luís Viana de estar protegendo Antonio Conselheiro em troca de sua influência política.”

 

COIN, Cristina. A Guerra de Canudos. São Paulo: Scipione, 1992, p, 31.

 

 

Sobre a Guerra de Canudos, é correto afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra C) as primeiras expedições das forças republicanas encarregadas de lutar contra Canudos sofreram derrotas humilhantes, pois, entre outras razões, desconheciam a topografia do sertão, ou seja, não conheciam a região e sua natureza.

Gabarito: Letra C

 

O Arraial de Canudos se instalou no sertão baiano a partir de 1893 e Antônio Conselheiro e os canudenses passaram a tirar o sossego de alguns políticos, fazendeiros e clérigos locais. 

 

Até 1896 só havia receio sobre a instalação do povoado na região. A escalada do conflito começa com um incidente que mudaria os relacionamentos, pois comerciantes de Juazeiro, que já comercializavam com os canudenses, desistiram de entregar um carregamento de madeira que havia sido solicitado para a construção de uma nova igreja no arraial.

 

O governador baiano Luís Viana aproveitou o acontecimento para enviar uma expedição que foi derrotada.

 

Uma segunda expedição militar foi enviada novamente pelo governador, mas também foi derrotada.

 

Ambas expedições foram derrotadas por não conhecerem o território em que estavam lutando, pelo erro de estratégia de condução das tropas, pelos desentendimentos entre o governador e o general comandante das tropas.

 

Foram necessárias mais duas expedições, sendo a última, a responsável por arrasar o povoado de Canudos.

 

Por que as demais estão incorretas?


Letra A: O Arraial de Canudos significou para alguns fazendeiros uma ameaça, pois atraía muitos trabalhadores para o povoado, já que fugiam das condições de exploração nas propriedades do sertão. Enquanto alguns coronéis fizeram alianças com o Conselheiro, outros desejavam que ele fosse derrotado para recuperar a paz no sertão.


Letra B: O Arraial possuía relações comerciais e políticas com outras vilas e povoados sertanejos. Por exemplo, antes do episódio de 1896, fazia comércio com Juazeiro. Além do mais, os trabalhadores do Arraial eram conhecidos por repararem ou construírem igrejas e cemitérios em vilas vizinhas ao povoado.


Letra D: Antônio Conselheiro não aceitava as leis republicanas, sendo contrário, por exemplo ao casamento civil. No entender do Conselheiro, o casamento deixou de ser algo sagrado para se tornar um mero contrato.

 

Resposta baseada na fonte:

 

GALVÃO, Walnice Nogueira. O Império do Belo Monte: vida e morte de Canudos. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2001.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *