Observe o quadro O lavrador de café, pintado por Candido Portinari, em 1934.
(http://enciclopedia.itaucultural.org.br)
A pintura traz informações sobre a história do Brasil, ao mesmo tempo em que exprime uma perspectiva social, presente nas disputas políticas dos anos 30 do século passado, que
- A) enaltecia a ausência de discriminação étnica na sociedade brasileira.
- B) atribuía a modernização do país à força transformadora do trabalho.
- C) insistia na aliança das classes trabalhadoras com os proprietários rurais.
- D) denunciava a desorganização produtiva da economia agrícola do país.
- E) revelava a incompatibilidade entre trabalho especializado e meio ambiente.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) atribuía a modernização do país à força transformadora do trabalho.
Gabarito: B
A década de 30 é marcada por uma ruptura política no Brasil. O golpe de 1930 que colocou Getúlio Vargas no poder traz também consigo outra ideologia para o Brasil: a transição de um modelo agroexportador para um industrial.
E nessa perspectiva, o trabalho será um dos principais conceitos a ser utilizado como propaganda de um novo regime, se aprofundando melhor no Estado Novo.
Cândido Portinari foi um dos maiores pintores brasileiros, filho de imigrantes italianos, criado numa fazenda de café. A convivência nos cafezais certamente influenciou sua produção artística. Era um pintor que tinha em suas obras expressões das classes trabalhadoras e dos grupos populacionais mais baixos da sociedade brasileira. Pintava imigrantes do nordeste, negros dos cafezais, índios, dentre outros.
O governo Vargas soube aproveitar a arte de Portinari a seu serviço. Foi um dos principais financiadores das obras do artista no ideal de projetar um novo Brasil.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Pelo contrário, mostrava em suas obras a vida dura e sofrida das classes mais populares da sociedade brasileira. Basta observarmos os quadros, Navio Negreiro onde há o enclausuramento dos escravos e Os retirantes e Criança Morta nos quais o artista encontrou meios para criticar a fome e a seca que passavam os nordestinos.
Letra C: Os quadros de Portinari destacam sempre os trabalhadores, sejam individuais ou de maneira coletiva. Não há quadros envolvendo patrões ou proprietários de terra. A ênfase é colocada no progresso do Brasil pelas mãos e pés desses trabalhadores brasileiros.
Letra D: Portinari possui uma série de quadros que retratam os ciclos econômicos no país: do ouro à fábrica. No que diz respeito ao ciclo econômico agrário, fez questão de mostrar sempre a riqueza do Brasil seja nos produtos exportados quanto aos trabalhadores envolvidos.
Letra E: Pelo contrário, a maioria dos quadros de Portinari envolvem a relação de diálogo entre ambiente e personagens. O meio ambiente é o fundo para a realização da atividade laboral. Sem um não há o outro,
Deixe um comentário