Continua após a publicidade..
Sobre o Governo Vargas, marque a alternativa correta.
- A) Getúlio Vargas subiu ao poder pela primeira vez em 1930, e nele permaneceu por 10 sucessivos anos. Nesse período muitas mudanças aconteceram, nos mais diversos setores.
- B) Os primeiros anos de Governo de Getúlio Vargas foram chamados de “governo provisório”, período em que havia uma crise mundial. Por essa razão, houve, nesse primeiros anos, uma descentralização do poder, para combater a instabilidade política e econômica do país.
- C) Um dos aspectos mais coerentes do governo Vargas foi a política trabalhista, que trouxe melhorias à classe trabalhadora. Algumas mudanças como regulação do trabalho das mulheres, férias, criação de sindicatos e a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio ocorrem, só foram iniciadas nos últimos anos do governo Vargas.
- D) A partir de 1930 as políticas educacionais criaram novos rumos, partindo-se dos grandes centros para a periferia. Ou seja, o Estado tratou de organizar a educação de cima para baixo, promovendo uma educação que tratasse de todos os aspectos culturais, sem exercer nenhum tipo de autoritarismo na educação.
- E) Diante da importância que os militares tiveram na estabilização da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos principais cargos do governo e por esta razão foram designados representantes do governo para assumirem o controle dos estados, tal medida tinha como finalidade anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional. Além disso, a presença dos tenentes nos estados tinha o intuito de auxiliar na centralização do poder.
Resposta:
$@$v=v1.13-rv2$@$
A alternativa correta é letra E)
A opção E é a correta porque os primeiros anos do governo Vargas foram marcados pela presença dos "tenentes" nos principais cargos do governo. Os tenentes eram oficiais do Exército que haviam participado da Revolução de 1930 e que tinham uma grande influência política. Eles foram designados como representantes do governo para assumirem o controle dos estados, com o objetivo de anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional. Além disso, a presença dos tenentes nos estados tinha o intuito de auxiliar na centralização do poder.
As outras opções estão erradas porque:
- A) Getúlio Vargas subiu ao poder em 1930, mas não permaneceu por 10 anos consecutivos. Ele governou de 1930 a 1945, com um período de governo provisório de 1930 a 1934.
- B) Os primeiros anos do governo Vargas foram chamados de "governo provisório", mas não houve descentralização do poder. Pelo contrário, houve uma centralização do poder em torno do governo federal.
- C) A política trabalhista foi um dos aspectos mais coerentes do governo Vargas, mas não foi iniciada apenas nos últimos anos do governo. Já em 1930, Vargas criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e implementou várias medidas para proteger os trabalhadores.
- D) A política educacional do governo Vargas não partiu dos grandes centros para a periferia, nem tratou de organizar a educação de cima para baixo. Pelo contrário, o governo Vargas implementou uma política educacional que priorizava a educação básica e a expansão da educação para as regiões mais pobres do país.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário