No Brasil, a Revolução de 1930, vitoriosa, foi responsável por mudanças consideráveis no panorama político brasileiro. O governo que se seguiu a esta Revolução, encabeçada por Getúlio Vargas, surgiu de um movimento que aglutinou diversas forças sociais (oligarquias dissidentes, classes médias, setores da burguesia urbana) e instituições que reivindicavam participação política em um cenário até então dominado quase exclusivamente pela oligarquia cafeeira. O governo iniciado com a Revolução de 1930 no Brasil durou até 1945 e ficou conhecido, historicamente, como Era Vargas ou Segunda República. Sobre esse período é correto afirmar, exceto:
- A) Entre 1930 e 1933, a indústria do Brasil teve um crescimento expressivo, principalmente nos setores mais sofisticados, como a indústria pesada, baseada na produção de máquinas objetivando o aproveitamento da mão de obra especializada ociosa.
- B) A limitação ideológica do tenentismo, que combatia a República oligárquica em nome de umas poucas reformas e sem se filiar a nenhuma linha política ou partidária, levaria o movimento ao colapso. Como alternativa de sobrevivência, os tenentistas tiveram como opção abraçar um programa mais amplo, como Luís Carlos Prestes já havia feito ao se converter ao comunismo.
- C) A centralização do poder no Estado Novo criou condições para que se iniciasse o trabalho de coordenação e planejamento econômico, com ênfase no prosseguimento da industrialização por substituição de importações.
- D) Eleito indiretamente pelo Congresso para um mandato de quatro anos, sem direito a reeleição, Getúlio Vargas demonstrava, no início de seu governo constitucional, a intenção de fazer o país voltar à normalidade. Entretanto, apesar da entrada em vigor da Constituição e de uma clara definição dos limites do poder Executivo, continuava a aproveitar-se da crise de hegemonia existente no país, ou seja, da incapacidade de um único grupo controlar o poder.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra A) Entre 1930 e 1933, a indústria do Brasil teve um crescimento expressivo, principalmente nos setores mais sofisticados, como a indústria pesada, baseada na produção de máquinas objetivando o aproveitamento da mão de obra especializada ociosa.
Explicação
A Era Vargas, que durou de 1930 a 1945, foi marcada por um crescimento industrial significativo no Brasil. No entanto, entre 1930 e 1933, a indústria brasileira não teve um crescimento expressivo nos setores mais sofisticados, como a indústria pesada. Na verdade, o crescimento industrial durante a Era Vargas foi mais lento e gradual, e se concentrou em setores como a indústria têxtil e a indústria alimentícia.
Além disso, a indústria pesada não foi baseada na produção de máquinas para aproveitar a mão de obra especializada ociosa. Em vez disso, a indústria pesada brasileira se desenvolveu mais tarde, durante o governo de Getúlio Vargas, com a criação de empresas estatais como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).
Deixe um comentário