A chamada Revolução de 1930, considerada um marco na história brasileira, deu início ao governo de Getúlio Vargas inicialmente chamado de “provisório”, que
- A) inaugurou a política de imigração, trazendo ao Brasil milhares de europeus para as lavouras de café, e decretou uma nova constituição que assegurava amplos direitos trabalhistas.
- B) sucedeu à “política do café-com-leite”, pela qual as oligarquias de Minas Gerais e São Paulo detinham, até então, grande poder político e econômico junto ao governo federal.
- C) combateu os monarquistas e consolidou a “Primeira República”, além de estimular o crescimento do café na região sudeste, a construção de ferrovias e o início da industrialização no país.
- D) estabeleceu o Estado Novo, por meio do qual fortaleceu o poder do presidente, decretou leis protecionistas e nacionalizou grandes indústrias e recursos naturais, como os minérios e o petróleo.
- E) fundou a Aliança Liberal, unindo lideranças políticas da Bahia, da Paraíba, do Rio de Janeiro e de vários outros estados, conquistando sólido apoio para seu governo, que reformulou o Estado brasileiro.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) sucedeu à “política do café-com-leite”, pela qual as oligarquias de Minas Gerais e São Paulo detinham, até então, grande poder político e econômico junto ao governo federal.
Gabarito: Letra B
A Era Vargas (1930-1945) ocorrida logo após a Revolução/Golpe de 1930 pode ser dividida em três fases:
- Governo provisório (1930-1934)
- Experiência constitucional liberal (1934-1937)
- Estado Novo (1937-1945)
A primeira fase é marcada pela construção do novo regime com a revogação da constituição de 1891 e de tudo o que lembrasse a Primeira República, tanto que os intelectuais do novo regime elaboraram o conceito de "República Velha" para o período anterior.
Essa fase também marca as primeiras medidas do governo no sentido de centralizar o poder e retirar a autonomia das oligarquias estaduais, como a nomeação de interventores para o lugar dos governadores dos estados
Também é marcada pela estruturação das relações trabalhistas com a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e das principais leis trabalhistas (jornada de trabalho de 8 horas, regulamentação do trabalho da mulher e do menor, férias, a criação da Carteira de Trabalho)
Marca também a primeira oposição a Vargas com a Revolução Constitucionalista de 1932.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: O erro dessa alternativa está em dizer que durante o governo provisório foi decretada uma nova constituição. A constituição de 1934 marca uma nova fase da Era Vargas no qual o presidente precisa governar através da constituição elaborada e não mais a partir de decretos como era durante o governo provisório.
Letra C: São características do período anterior ao Governo Provisório, da fase chamada de Primeira República. Vargas não consolidou a Primeira República, procurando apagar os traços do regime anterior.
Letra D: O Estado Novo é posterior ao Governo Provisório e foi estabelecido às vésperas de novas eleições presidenciais, quando foi descoberto um suposto plano comunista para tomar o poder e impedir a realização das eleições.
Letra E: A Aliança Liberal reuniu políticos dissidentes de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul e foi estabelecida para as eleições presidenciais de 1930, antes da Revolução/Golpe de 1930.
Deixe um comentário