Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Revolução de 30 constitui um evento histórico que marcou o início de importantes mudanças sociais, como


I. o fortalecimento do poder das oligarquias agrárias.

II. o aumento do poder da burguesia urbano- industrial.

III. o desenvolvimento acelerado da agricultura em função da crise no mercado de produtos industrializados.

IV. o incentivo ao desenvolvimento da indústria.

V. o fortalecimento do poder político dos trabalhadores e da classe média urbana.


Estão
corretas as alternativas:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) II, IV e V

Gabarito: Letra D

 

Após a Revolução de 1930, o Governo provisório passou a intervir nas relações entre patrão e trabalhadores a partir da criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Com isso, entre 1931 e 1934, foi promulgada a maior parte da legislação trabalhista vigente até hoje: limitação da jornada de trabalho, regulamentação do trabalho feminino e infantil, pagamento de horas extras, férias, pensões e aposentadorias, entre diversas outras.

 

Em curto espaço de tempo, os trabalhadores brasileiros passaram a usufruir de direitos sociais e proteção, ampliados alguns anos depois, durante o Estado Novo, com o estabelecimento das Juntas de Conciliação e Julgamento, que resultaram na Justiça do Trabalho (1939), do salário mínimo (1940) e da reunião dessas leis na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943. No entanto, a legislação trabalhista estava voltada apenas para os trabalhadores urbanos, pois os trabalhadores rurais não foram incluídos nos benefícios dessa legislação.

 

Se por um lado os trabalhadores urbanos passaram a ter direitos, foi também nos anos 30 que a burguesia industrial apoiou Vargas.

 

Isso porque na chamada industrialização por substituição de importações, o Estado incentivou o desenvolvimento da indústria nacional e dificultou a concorrência estrangeira, com altas tarifas alfandegárias, diminuição dos impostos e controle do câmbio. O Estado criou ainda linhas de financiamento, assumindo o papel de planejador e gestor da economia.

 

Para isso, foram criados órgãos diversos no quais elaboravam-se as políticas públicas de desenvolvimento nos campos do comércio exterior, das fontes de energia elétrica, da política industrial, do planejamento econômico, entre outras.

 

Essa estrutura fez da industrialização um dos principais objetivos do governo. Com investimentos do Estado, da iniciativa privada e empréstimos externos, o Brasil aumentou a sua produção industrial. Como resultado, cerca de 70 % das indústrias que havia em 1940 tinham sido fundadas a partir de 1930.

 

A burguesia industrial, inicialmente contrária a Vargas devido à promulgação de suas leis sociais, passou a enxergar Vargas como um aliado, pois além de controlar o movimento trabalhista e operário, fomentava à indústria nacional e ampliava o capital e poder político daquela classe.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Assertiva I – A Revolução de 1930 marca o enfraquecimento do poder das oligarquias agrárias. E uma mudança de orientação econômica com ênfase na industrialização. 

 

Assertiva III -  Durante o Governo Provisório, após a chamada Revolução de 1930, Vargas tomou medidas para proteger a economia Nacional. Como essa dependia sobretudo do setor cafeeiro, que sentia o peso da crise de 1929, sua primeira medida foi para evitar o colapso generalizado do setor. Para isso o governo comprou e queimou safras estocadas do café, evitando que os preços do produto no mercado internacional caíssem ainda mais. Como podemos ver não houve desenvolvimento acelerado da agricultura, na verdade a agricultura brasileira voltada para a exportação sofreu também o peso da crise de 1929.

 

Resposta baseada nas fontes:

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *