“João Pessoa, João Pessoa,
Bravo filho do Sertão,
Toda a pátria espera um dia,
A sua ressurreição.”
Hino a João Pessoa Eduardo Souto e Oswaldo Santiago
“De sul a norte,
Todos viram a intrepidez,
De um Brasil heróico e forte a raiar no dia três.
Na Paraíba, Terra Santa, terra boa,
Finalmente está vingada, salve o grande João Pessoa.
Doutor Barbado deu o fora, foi se embora,
Não volta mais, não volta mais.”
O Barbado foi-se – Lamartine Babo
Os dois trechos acima referem-se ao episódio que ficou conhecido como
- A) Revolução de 1930, que foi motivada pela junção de colunas militares originadas no Rio Grande do Sul e em São Paulo, com ataques de tropas federais ao forte de Copacabana e à aliança de Getúlio Vargas com João Pessoa para impedir a reeleição de Washington Luís.
- B) Movimento Tenentista que foi motivado pela formação da Aliança Nacional Libertadora, com a união de grupos rivais para dar combate à Coluna Prestes, e à eclosão de movimentos insurgentes em São Paulo .
- C) Revolução de 1930 que foi motivada pelo assassinato de João Pessoa, com formação de uma frente única composta por setores oligárquicos descontentes e pelos tenentes, entre outros, e pela eclosão de insurgências no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.
- D) Revolução Constitucionalista de 1932 em São Paulo que foi motivada pela oposição a um governo federal que além de se recusar a promulgar uma nova constituição, exerceu o poder, todo o tempo, sob estado de sítio, através dos chamados interventores ataques integralistas ao palácio do Catete.
- E) Revolução de 1930 que foi motivada pela aliança de Borges de Medeiros com João Neves da Fontoura para eleger Júlio Prestes e pela recusa de Washington Luís em criar nova política de valorização do café diante dos efeitos da crise de 1929 e do Plano Cohen.
Resposta:
A resposta correta para a questão é a alternativa C) Revolução de 1930 que foi motivada pelo assassinato de João Pessoa, com formação de uma frente única composta por setores oligárquicos descontentes e pelos tenentes, entre outros, e pela eclosão de insurgências no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.
Deixe um comentário