(URCA/2019.1) Na Assembleia Constituinte que elaborou a Constituição de 1934, via-se, entre os homens, uma única mulher. Seu nome era Carlota Pereira de Queirós. Foi ela a primeira mulher a ocupar o cargo de deputada no Brasil. Sua eleição foi fruto da luta das mulheres pelo voto feminino durante a Primeira República. Nessas lutas se destacou a líder feminista Bertha Lutz (1894-1976).
Dentre as principais mudanças introduzidas pela Constituição de 1934, assinale a única alternativa correta:
- A) Criação do voto aberto, o que favorecia a prática de corrupção eleitoral, tão comum nas décadas anteriores;
- B) Apesar da presença feminina na Assembleia, o voto feminino não foi aprovado, somente ocorrendo na Constituição de 1988;
- C) O fim da Justiça eleitoral, passando o Executivo a controlar as eleições;
- D) Estabelecimento do ensino gratuito e obrigatório em todos os níveis;
- E) Criação da Justiça do Trabalho.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Criação da Justiça do Trabalho.
Gabarito Letra E
Criação da Justiça do Trabalho.
A Constituição de 1934, estabelece em seu artigo 122 a instituição de uma Justiça do Trabalho para resolver questões entre patrões e trabalhadores, porém, sua regulamentação só viria a ocorrer mais tarde em 1941, durante a gestão de Valdemar Falcão no Ministério do Trabalho.
Antes de ser criada a Justiça do Trabalho propriamente dita, já haviam sido estabelecidas, em 1932, as Comissões Mistas de Conciliação, em maio, e as Juntas de Conciliação e Julgamento, em novembro do mesmo ano.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Criação do voto aberto, o que favorecia a prática de corrupção eleitoral, tão comum nas décadas anteriores;
Pelo contrário, a Constituição de 1934 estabeleceu o voto secreto, uma antiga reivindicação de grupos que ajudaram a promover a Revolução (ou Golpe) de 1930, e que já havia sido aprovado no primeiro Código Eleitoral brasileiro, de 1932.
Letra B: Apesar da presença feminina na Assembleia, o voto feminino não foi aprovado, somente ocorrendo na Constituição de 1988;
Pelo contrário, na Constituição de 1934 reafirmou-se o direito das mulheres ao voto, que já havia sido estabelecido no primeiro Código Eleitoral brasileiro, de 1932.
Letra C: O fim da Justiça eleitoral, passando o Executivo a controlar as eleições;
A Justiça Eleitoral, criada em 1932 através do primeiro Código Eleitoral brasileiro, foi mantida pela Constituição de 1934, garantindo que uma Justiça Eleitoral independente zelaria pelas eleições.
Letra E: Estabelecimento do ensino gratuito e obrigatório em todos os níveis;
A Constituição de 1934 estabelece o ensino gratuito e obrigatório apenas para o nível primário, para o nível posterior ao primário, a Constituição estabelece uma pretensão de gratuidade, ao estabelecer uma “tendência à gratuidade... a fim de o tornar mais acessível”.
Referências:
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1934. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm Acesso em 30 de ago. de 2021.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
Dossiê A Era Vargas: dos anos 20 a 1945. FGV/CPDOC. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/PoliticaSocial/JusticaTrabalho Acesso em 30 de ago. de 2021.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário