A eleição indireta de Getúlio Vargas para a presidência nacional, na qual foi eleito para um mandato de quatro anos, ocorreu no ano de:
- A) 1930
- B) 1934
- C) 1937
- D) 1946
- E) 1950
Resposta:
A alternativa correta é letra B) 1934
Gabarito: ALTERNATIVA B
A eleição indireta de Getúlio Vargas para a presidência nacional, na qual foi eleito para um mandato de quatro anos, ocorreu no ano de:
- a) 1930
Getúlio Vargas chegou à presidência em 1930 dentro do contexto revolucionário que deporia Washington Luís e encerraria a Primeira República (1889-1930). Naquele momento, não houve uma eleição, mas sim consequências de um poder revolucionário instituído; bem como o país só voltaria a ter uma Constituição em 1934. Alternativa errada.
- b) 1934
Entre 1930 e 1934, Vargas chefiou o Governo Provisório, no qual o país viveu sem um texto constitucional, com o Parlamento fechado e com poderes discricionários ao Executivo. Em 1933, no entanto, seria eleita uma Assembleia Constituinte, que, após estabelecer a Constituição de 1934, definiu uma regra de transição para a redemocratização do país: seria eleito indiretamente um governo com mandato de quatro anos para estabilizar a nova ordem constitucional e, em seguida, realizar eleições livres e diretas. Tornando a Constituinte um Colégio Eleitoral, processou-se as eleições indiretas com dois principais candidatos: Getúlio Vargas e Borges de Medeiros, ambos outrora aliados. Vargas conseguiu ampla maioria no Colégio Eleitoral, derrotando Medeiros com mais de setenta por cento dos votos em disputa. ALTERNATIVA CORRETA.
- c) 1937
Em 1937, ocorreria o chamado golpe do Estado Novo. Usando de um documento falso a respeito de uma grande conspiração comunista, Vargas defendeu publicamente que era necessário robustecer o Estado para enfrentar os desafios e, segundo ele, a Constituição de 1934 limitava excessivamente o Estado e o enfraquecia de maneira perigosa. Com o apoio das Forças Armadas, Vargas revogou o texto constitucional em vigor, fechou o Congresso e aboliu as agremiações políticas, o que significou uma guinada autoritária com colorações fascistas. Seriam oito anos de governo autoritário sob uma nova Constituição inspirada na experiência fascista polonesa. Alternativa errada.
- d) 1946
Em 1946, ocorreram as primeiras eleições livres no Brasil republicano. Com o voto secreto garantido, com instituições zelando pela lisura do pleito e sem um governo autoritário incumbente, a democracia brasileira viveu um momento inédito em 1946. Vargas havia sido deposto no ano anterior sob pesadas desconfianças a respeito de seu compromisso com a transição democrática e não lançaria candidatura à presidência, que seria conquistada por Eurico Gaspar Dutra. No entanto, nas eleições de 1946, mesmo sem se candidatar oficialmente, Vargas seria eleito deputado federal e senador por vários estados. Naquela legislatura, assumiria uma cadeira no Senado pelo Rio Grande do Sul. Alternativa errada.
- e) 1950
A eleição presidencial de 1950 seria a última disputada por Getúlio Vargas. Com uma forte pressão popular frente ao desgaste de Dutra, Vargas lançou sua candidatura como um retorno ao trabalhismo e ao desenvolvimento industrial brasileiro. Ao mesmo tempo, havia franco apelo ao populismo em torno da figura do velho líder, conseguindo costurar um arco de alianças interessante, porém instável - uma contradição que se provaria insustentável durante a crise de 1954. No entanto, em 1950, tratou-se de uma eleição direta vencida por Vargas para um mandato presidencial de cinco anos. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
Deixe um comentário