Ocorreu um movimento armado, liderado por Luís Carlos Prestes, com o intuito de implantar no país uma ditadura do proletariado, durante a Era Vargas (1930-1945). Esse episódio da história é conhecido como a:
- A) Revolução Constitucionalista.
- B) Intentona Integralista.
- C) Revolta da Armada.
- D) Revolução Democrática de 64.
- E) Intentona Comunista.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Intentona Comunista.
Gabarito: ALTERNATIVA E
Ocorreu um movimento armado, liderado por Luís Carlos Prestes, com o intuito de implantar no país uma ditadura do proletariado, durante a Era Vargas (1930-1945). Esse episódio da história é conhecido como a:
- a) Revolução Constitucionalista.
Ora, como se poderia chamar de "constitucionalista" uma revolução que tinha por objetivo implantar uma ditadura do proletariado? A Revolução Constitucionalista de 1932 ocorreu em São Paulo no momento em que o estado se levantou em armas contra o governo Vargas. Os revoltosos paulistas exigiam o restabelecimento da ordem constitucional; afinal, a Revolução de 1930 abolira a Constituição de 1891 e colocara Vargas no poder com capacidades autocráticas. Principal estado prejudicado com a queda da Primeira República, São Paulo entendeu na causa constitucionalista o meio possível para se insurgir contra o poder central, seu arbítrio e suas reações violentas às manifestações populares. Sem conseguir mobilizar apoio significativo em outros estados, São Paulo acabou isolada e a revolta seria debelada em poucos meses. Alternativa errada.
- b) Intentona Integralista.
A Intentona Integralista estava no extremo oposto de Luís Carlos Prestes: liderados por Plínio Salgado, os integralistas eram a expressão brasileira do fascismo. Ou seja, tratou-se de um movimento político antidemocrático, ultrarreacionário e profundamente anticomunista. A Intentona Integralista foi uma malfadada tentativa de golpe de Estado dos integralistas contra Vargas em 1938. Anteriormente muito próximos ao governo Vargas, que tinha importantes colorações fascistas, os integralistas se sentiram traídos quando o golpe do Estado Novo (1937) decretou o banimento de todas as agremiações políticas, incluindo o próprio Integralismo. Cercando o palácio presidencial, os revoltosos tentaram tomar a sede do poder para deflagrar o golpe, mas foram derrotados após algumas horas de conflito. Alternativa errada.
- c) Revolta da Armada.
A Revolta da Armada se deu nos primeiros anos da República, quando a centralização do poder em torno dos marechais presidentes ampliou significativamente a insatisfação de setores da Marinha. Em duas oportunidades, unidades da Armada se mobilizaram, tomaram navios de guerra e ameaçaram abrir fogo contra a capital da República enquanto exigiam reformas e transformações na ordem das coisas. Não se tratava, no entanto, de uma rebelião comunista, mas sim de uma exigência pelos princípios positivistas que animaram a Proclamação da República em 1889. Alternativa errada.
- d) Revolução Democrática de 64.
Em primeiro lugar, o golpe de Estado ocorrido em 1964 não pode ser confundido com democracia sob hipótese alguma. Por mais contradições que houvesse no seu governo, João Goulart chegou à presidência respeitando a ordem institucional e observando todos os obstáculos impostos pelo Congresso Nacional desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O que se seguiu foi o recrudescimento de um governo autoritário a partir da ruptura institucional e o Brasil só voltaria a ter eleições livres para presidente em 1989. De toda forma, o golpe de 1964 foi um movimento reacionário que alegava a necessidade de deposição do presidente Goulart como um contragolpe contra uma imaginária infiltração comunista no Estado brasileiro. Luís Carlos Prestes e a ditadura do proletariado, portanto, estavam no extremo oposto a esse momento. Alternativa errada.
- e) Intentona Comunista.
Com apoio da União Soviética, Luís Carlos Prestes organizou uma oposição de extrema-esquerda no Brasil ao governo de Getúlio Vargas. Com os recursos recebidos de Moscou, conseguiu organizar uma tentativa de golpe de Estado, que era entendido como o estopim de uma grande revolução comunista no Brasil. Deflagrada em novembro de 1935, a Intentona Comunista apenas conseguiu tomar o controle de algumas guarnições militares em poucas capitais, principalmente o Rio de Janeiro e Recife. Com o golpe tendo sido traído e abandonado por supostos aliados, Prestes ainda tentou alguma forma de resistência armada, mas acabaram esmagados em poucos dias sem ter ameaçado sequer assumir o controle de uma única cidade. Prestes passaria a ser implacavelmente perseguido pela polícia política de Vargas e acabaria preso e torturado, bem como sua mulher, a judia alemã Olga Benário Prestes, seria entregue grávida à Alemanha nazista. Olga seria assassinada numa câmara de gás e sua filha, Anita Leocádia Prestes seria entregue, depois de intensa campanha, aos cuidados da família paterna. ALTERNATIVA CORRETA.
Note o estudante que, mesmo sem conhecer a Intentona Comunista, era possível excluir todas as alternativas erradas com conhecimentos rudimentares sobre a cena política brasileira da década de 1930 e algum raciocínio lógico. As quatro alternativas apresentavam momentos completamente incompatíveis com as informações que foram apresentadas no enunciado. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
Deixe um comentário