Em 1939, a Ditadura do Estado Novo criou um órgão estatal responsável pela censura e divulgação dos trabalhos do governo federal. O referido órgão era conhecido como:
- A) O Ministério de Planejamento e Gestão da Informação.
- B) O plano de Metas.
- C) O plano SALTE.
- D) O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
- E) O Ministério da Educação e Saúde.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
Gabarito: ALTERNATIVA D
Em 1939, a Ditadura do Estado Novo criou um órgão estatal responsável pela censura e divulgação dos trabalhos do governo federal. O referido órgão era conhecido como:
- a) O Ministério de Planejamento e Gestão da Informação.
O Ministério do Planejamento foi criado apenas em 1962, já durante o governo João Goulart. Além disso, não tinha uma função de censura, mas sim de planejar as ações da administração pública com vistas ao desenvolvimento. Alternativa errada.
- b) O plano de Metas.
O Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek foi o pilar central de sua política de desenvolvimento nacional, envolvendo tanto gastos diretos do governo quanto ações para viabilizar o investimento privado. Sob o mote "50 anos em 5", queria JK assegurar investimentos estratégicos e aliá-los com a atração de novos empreendimentos e dinâmicas econômicas nacionais. Provocando surtos de demanda a partir de gastos do governo, o Plano de Metas tanto asseguraria avanços fundamentais de infraestrutura e de condições basilares para o desenvolvimento quanto acabaria por gerar condições fundamentais para que a indústria nacional substituísse as importações. Alternativa errada.
- c) O plano SALTE.
O Plano SALTE foi proposto pelo governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951). Tratava-se de um esforço nacional de superação de atrasos em quatro áreas: Saúde, Alimentação, Transporte e Energia. Alternativa errada.
- d) O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
Para o controle social, o governo criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que deveria difundir e defender os valores fundamentais do novo regime. No entanto, na prática, coube, também, ao DIP a função de censura sobre manifestações culturais e de controle sobre a imprensa. Paralelamente, uma polícia política perseguia opositores e enfraquecia o livre exercício da imprensa. Sob pretexto de preservação da paz e da ordem internas, o DIP construiu um aparato de censura federal importante para defender o regime do Estado Novo. ALTERNATIVA CORRETA.
- e) O Ministério da Educação e Saúde.
O Ministério da Educação e Saúde era uma instituição da Primeira República (1889-1930), e foi extinto pelo próprio Vargas, que criou o Ministério da Educação e Cultura e o Ministério da Saúde. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário