As instituições sociais e políticas são processos que se desenrolam no tempo, sem saltos e sem paradas.
Não podemos forçar transformações prematuras, nem precipitar acontecimentos que ainda não chegaram à completa maturidade. Por outros termos, o arbítrio humano não pode modificar o que, por qualquer causa, ainda não é socialmente modificável.
Mas também não podemos impedir que as instituições se modifiquem e se renovem, quando a sua própria história indica novo rumo, quando a própria vida impõe novas tendências adaptativas e novas diretrizes para o futuro.
ANDRADE. Almir de. A evolução política e social do Brasil. Cultura Política, no 1, ano 1, 1941, com adaptações.
Considerando o texto apresentado como referência inicial acerca da ideologia do Estado Novo, julgue (C ou E) o item a seguir.
A revista Cultura Política, criada em 1941 com o intuito de apoiar, promover e desenvolver ideologicamente o Estado Novo, contou com a participação de intelectuais importantes daquele período, como Almir de Andrade e Cassiano Ricardo.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: CERTO
A revista Cultura Política, criada em 1941 com o intuito de apoiar, promover e desenvolver ideologicamente o Estado Novo, contou com a participação de intelectuais importantes daquele período, como Almir de Andrade e Cassiano Ricardo.
Vinculada diretamente ao Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP, braço do governo responsável, inclusive, pela censura prévia), a revista Cultura Política era a mais importante das várias publicações de caráter doutrinário do Estado Novo (1937-1945). Na visão de Vargas, era fundamental que o país criasse massa crítica alinhada com os projetos do Estado e, para isso, era importante difundir ideias e mobilizar uma certa intelectualidade dentro dessa linha mais ampla.
Ideólogos do regime, Almir de Andrade e Cassiano Ricardo dirigiram a revista durante seu período de circulação, de março de 1941 a outubro de 1945. A Cultura Política circulava em grande número em São Paulo e Rio de Janeiro e mobilizava os principais nomes da intelectualidade brasileira do período, incluindo colaborações esporádicas de Gilberto Freyre e Graciliano Ramos. Com isso, difundia-se a doutrina do Estado Novo entre as classes mais esclarecidas da população ao mesmo tempo em que levava a intelectualidade para dentro do Estado. Portanto, item CORRETO.
Deixe um comentário