Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo a historiadora Maria Helena Rolim Capelato (2014), a partir dos anos 1980, diversos estudos sobre o Estado Novo possibilitaram uma revisão interpretativa sobre aquele periodo histórico. Considerando esse processo, analise os itens seguintes, numerados de I a IV, e em seguida assinale a alternativa correta.

 

I- Pesquisas realizadas na década de 1980 recusaram as teses que privilegiavam o Estado como sujeito do processo histórico e apontavam para uma suposta fragilidade e inconsciência da classe trabalhadora e da classe burguesa.

 

II – As revisões interpretativas do Estado Novo nas últimas décadas incorporaram em suas pesquisas materiais pouco explorados pela historiografia até os anos 1980, como fotos, objetos, músicas, livros escolares, filmes, cartazes, panfletos, obras arquitetônicas e outros produtos culturais ou de comunicação.

 

III- Os estudos históricos mais recentes sobre o Estado Novo foram especialmente motivados pelo desenvolvimento de uma “história do tempo presente”, que refutou a concepção segundo a qual o distanciamento no tempo era indispensável à boa reconstituição historiográfica.

 

IV– De acordo com os novos estudos sobre o periodo estado- novista,. o conceito de .totalitarismo é inadequado à sua caractenzação, pois a existencia de perspectivas distintas em relação à radiodifusão e interesses divergentes na área cinematográfica, reveladas pelas fontes, demonstram que não houve um enquadramento total dos veiculos de comunicação nos moldes ideológicos do Estado Novo.

 

Resposta:

$@$v=v1.13-rv2$@$

Resposta

A alternativa correta é letra A) Todos os itens estão corretos.

Explicação

A questão apresenta quatro itens (I a IV) que descrevem aspectos da revisão interpretativa do Estado Novo a partir dos anos 1980.

O item I destaca que as pesquisas realizadas na década de 1980 recusaram as teses que privilegiavam o Estado como sujeito do processo histórico e apontavam para uma suposta fragilidade e inconsciência da classe trabalhadora e da classe burguesa. Isso é verdadeiro, pois essas pesquisas buscaram uma visão mais crítica e complexa do período.

O item II menciona que as revisões interpretativas do Estado Novo incorporaram materiais pouco explorados pela historiografia até os anos 1980, como fotos, objetos, músicas, livros escolares, filmes, cartazes, panfletos, obras arquitetônicas e outros produtos culturais ou de comunicação. Isso também é verdadeiro, pois esses materiais foram utilizados para uma análise mais aprofundada do período.

O item III afirma que os estudos históricos mais recentes sobre o Estado Novo foram especialmente motivados pelo desenvolvimento de uma "história do tempo presente", que refutou a concepção segundo a qual o distanciamento no tempo era indispensável à boa reconstituição historiográfica. Isso é verdadeiro, pois a história do tempo presente busca analisar o passado recente de forma mais imediata e crítica.

O item IV destaca que, de acordo com os novos estudos sobre o período estado-novista, o conceito de totalitarismo é inadequado à sua caracterização, pois a existência de perspectivas distintas em relação à radiodifusão e interesses divergentes na área cinematográfica, reveladas pelas fontes, demonstram que não houve um enquadramento total dos veículos de comunicação nos moldes ideológicos do Estado Novo. Isso também é verdadeiro, pois os estudos mais recentes mostram que o Estado Novo não foi um regime totalitário.

Portanto, todos os itens estão corretos, o que justifica a resposta A) Todos os itens estão corretos.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *