Analise os marcos históricos abaixo:
I. No período de 1889-1930, intitulado República Velha, o presidente Hermes da Fonseca do Partido Republicano Conservador (PRC) prometia dar um novo rumo para a história do Brasil querendo fazer uma ruptura no velho esquema da política dos governadores. Para isso, criou um programa político centralizador em que se baseava na intervenção política nos estados, chamado de política salvacionista.
II. O Plano Verão foi um golpe comunista para a tomada do poder, em que se previa até assassinatos de líderes civis e militares. Assim instaurada, a conspiração continuísta do poder de Getúlio e Góes Monteiro, parecia ser justificável.
III. O Estado Novo teve características semelhantes ao regime ideológico do fascismo, pois com a crise capitalista internacional, a insegurança da classe burguesa e a ascensão das forças populares levavam as classes dominantes brasileiras a abdicar das liberdades políticas e apoiar o regime ditatorial.
Estão CORRETOS, apenas:
- A) I e III.
- B) I e II.
- C) III.
- D) I.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) III.
Explicação:
I. A afirmação sobre o presidente Hermes da Fonseca e a política salvacionista está historicamente correta, mas não pertence ao período da Era Vargas, e sim à República Velha.
II. O Plano Verão mencionado na questão não se refere a um golpe comunista. Na verdade, o Plano Verão foi um plano econômico implementado em 1989, portanto não tem relação com a Era Vargas. A afirmação mistura informações incorretas.
III. A descrição do Estado Novo (1937-1945) como um regime com características semelhantes ao fascismo é precisa. Durante o Estado Novo, Getúlio Vargas instaurou uma ditadura que se alinhava ideologicamente com o fascismo europeu, com forte centralização de poder e repressão das liberdades políticas.
Deixe um comentário