Texto I
“O rádio servia eficazmente para se espalhar a imagem onipresente de Getúlio Vargas por todo país […] Pelo rádio o poder se faz presente e personaliza a relação política em cada cidadão.”
(LENHARO, Alcir. Sacralização política. Campinas. Papirus, 1986. p. 42.)
Texto II
“Tucão”
Esse Getúlio bonzinho
Que vocês estão mostrando
Nunca existiu de verdade.
É um Getúlio inventado
Para engabelar o povo.
Vai, pergunto ao deputado
O que foi o Estado Novo.
Era gente na cadeia,
Era cara torturado,
“telefone”, “pau‐de‐arara”…
Ao analisar os dois textos e tendo em vista o contexto do Estado Novo, assinale a afirmativa correta.
- A) Apesar de todo o investimento e controle das mídias da época, o mito “Vargas” só alcançava respaldo nas camadas trabalhadoras mais pobres e rurais.
- B) Se considerarmos o contingente ínfimo de pessoas a possuir rádio no Brasil da década de 1930, um luxo destinado à burguesia, o texto I torna‐se uma demagogia.
- C) Conforme afirma o texto I, o mito do getulismo, construído pela máquina de propaganda do DIP, encontrou grande ressonância no imaginário das massas urbanas.
- D) Os textos I e II, apesar de distintos, mostram a fragilidade de Vargas, que conseguia apoio das massas trabalhadoras urbanas, mas raramente o apoio do congresso e líderes dos estados.
Resposta:
Resposta:
Conforme afirma o texto I, o mito do getulismo, construído pela máquina de propaganda do DIP, encontrou grande ressonância no imaginário das massas urbanas.
- O Texto I menciona como o rádio foi utilizado por Getúlio Vargas para disseminar sua imagem, indicando que a estratégia de comunicação política era eficaz e permitia uma presença constante e pessoal do poder político.
- Essa estratégia foi executada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que criou um mito em torno de Vargas, apresentando-o como uma figura onipresente e benevolente.
- Essa construção do mito alcançou principalmente as massas urbanas, influenciando significativamente o imaginário popular da época.
- Portanto, a alternativa correta é a letra C, pois reflete a influência do mito do getulismo nas massas urbanas, conforme indicado pelo Texto I.
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