Charge do caricaturista Belmonte in http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_charges.
A charge mostra o Presidente Getúlio Vargas em situações distintas durante a década de 1930. A respeito das incertezas e mudanças do quadro político dessa década, com base na charge, analise as afirmativas a seguir.
I. O primeiro quadro (1931) faz referência à aproximação entre os interesses centralizadores do Governo Provisório e o tenentismo, como exemplificado pela nomeação de Juarez Távora para o governo de São Paulo.
II. O segundo quadro (1935) faz referência aos dois polos opostos que dinamizavam o quadro político depois de promulgada a Constituição de 1934: a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB).
III. O terceiro quadro (1937) faz referência ao fechamento do Congresso, à criação do Estado Novo e à unificação dos partidos políticos, sob a legenda da Ação Integralista Brasileira (AIB).
Assinale:
- A) se somente a afirmativa I estiver correta.
- B) se somente a afirmativa II estiver correta.
- C) se somente a afirmativa III estiver correta.
- D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) se somente a afirmativa II estiver correta.
Gabarito: Letra B
Se somente a afirmativa II estiver correta.
Vejamos as alternativas:
I. O primeiro quadro (1931) faz referência à aproximação entre os interesses centralizadores do Governo Provisório e o tenentismo, como exemplificado pela nomeação de Juarez Távora para o governo de São Paulo. (INCORRETA)
O primeiro quadro faz referência ao primeiro governo da Era Vargas (1930-1945), chamado de Governo Provisório (1930-1934), instalado logo após a Revolução de 1930 (também chamado de Golpe de 1930), movimento que contou com grande participação do tenentismo. Contudo, não houve a nomeação de Juarez Távora para o governo de São Paulo como aponta a afirmativa. O interventor militar ligado ao tenentismo nomeado para administrar o Estado de São Paulo logo no início desse governo provisório foi o pernambucano João Alberto.
II. O segundo quadro (1935) faz referência aos dois polos opostos que dinamizavam o quadro político depois de promulgada a Constituição de 1934: a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB). (CORRETA)
No segundo quadro, que representa o período do Governo Constitucional (1934-1937) da Era Vargas, Getúlio Vargas declara a intenção de lutar energeticamente contra os excessos da esquerda e da direita. Tal frase faz referência aos fortes embates entre esses dois grupos no período Constitucional, representados pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), à esquerda, e pela Ação Integralista Brasileira (AIB), à direita.
III. O terceiro quadro (1937) faz referência ao fechamento do Congresso, à criação do Estado Novo e à unificação dos partidos políticos, sob a legenda da Ação Integralista Brasileira (AIB). (INCORRETA)
O terceiro quadro, que representa o período ditatorial da Era Vargas, o Estado Novo (1937-1945), diz respeito ao golpe de Estado efetivado por Getúlio em 1937, que levou ao fechamento do Congresso Nacional e à supressão das atividades e das instituições da democracia representativa (eleições, parlamentos municipais, estaduais e federal, partidos políticos). Assim, não houve a unificação dos partidos políticos sob uma única legenda, a da Ação Integralista Brasileira, mas sim a extinção de todos os partidos políticos.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário