Espécie de rebelião com objetivo de derrubar um presidente do Brasil e tomar o poder. Liderada pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), foi rapidamente combatida pelas forças de segurança nacional. Foi um movimento que ganhou adeptos dentro dos batalhões, principalmente de militares de baixa patente. Os revolucionários conseguiram tomar o poder durante 3 dias dentro de estados brasileiros.
O texto refere-se a uma revolta ou rebelião ocorrida no Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta o NOME dessa rebelião.
- A) Revolta do Forte de Copacabana.
- B) Intentona Comunista.
- C) Revolução Farroupilha.
- D) Comuna de Manaus.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Intentona Comunista.
Gabarito: Letra B
Intentona Comunista.
A chamada Revolta (ou Intentona) Comunista ocorreu em novembro de 1935, através de uma série de rebeliões ocorridas nos batalhões de Natal (RN), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). A falta de organização fez com que essas rebeliões fossem rapidamente reprimidas pelas forças governamentais.
A Intentona não possuiu uma liderança única, sendo promovida por comunistas que participavam da Aliança Nacional Libertadora (ANL), antes dela ser fechada e colocada na ilegalidade em junho de 1935. Após sua extinção Prestes e o Partido Comunista passaram a usar a sigla visando desencadear um movimento revolucionário de cunho comunista.
Contudo, a revolta iniciou-se em Natal, sem que Prestes e seus assessores soubessem, quando em 23 de novembro eclodiu uma rebelião de soldados e sargentos do Exército, que inconformados com punições sofridas tomaram o quartel, a sede de polícia e os correios, instalando um Comitê Popular Revolucionário, após a fuga do governador do Estado
As decisões tomadas em Natal pelo Comitê Popular Revolucionário instalado (distribuição de alimentos pelo comércio para a população, requisição de carros e dinheiro, arrombamento dos cofres dos bancos) transformaram a cidade numa grande confusão, e o movimento fracassou com a chegada de tropas leais ao governo.
Em Recife, uma instalação militar foi tomada e armas foram distribuídas à população, mas a maioria das pessoas não tiveram interesse em participar da revolução e essa acabou sufocada.
No Rio de Janeiro, as movimentações começaram após Prestes tomar conhecimento das revoltas iniciadas em Natal e Recife, porém apenas uma instalação militar foi tomada pelos militares seguidores de Luís Carlos Prestes, o 3º Regimento de infantaria na Praia Vermelha, no bairro Urca, tendo sido insuficiente para derrotar as forças leais ao governo.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Revolta do Forte de Copacabana.
A Revolta do Forte de Copacabana foi anterior à criação da ANL (Aliança Nacional Libertadora) citada pelo trecho de texto apresentado na questão. A ANL foi criada em março de 1935 e a Revolta do Forte de Copacabana ocorreu no Rio de Janeiro, em 05 de julho de 2022.
Letra C: Revolução Farroupilha.
A Revolução Farroupilha foi anterior à criação da ANL (Aliança Nacional Libertadora) citada pelo trecho de texto apresentado na questão. A ANL foi criada em março de 1935 e a Revolução Farroupilha ocorreu no Rio Grande do Sul entre 1835 a 1845.
Letra D: Comuna de Manaus.
A Comuna de Manaus foi anterior à criação da ANL (Aliança Nacional Libertadora) citada pelo trecho de texto apresentado na questão. A ANL foi criada em março de 1935 e a Comuna de Manaus ocorreu no contexto dos movimentos tenentistas, em1924, no Estado do Amazonas.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 2. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
LISANTI, Luís. O Movimento Revolucionário de 1924 a 1927: Um apelo à Revolta e um Testemunho, in Anais de História. ASSIS, 4:75-100, 1972.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário