Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise as afirmativas relacionadas ao momento histórico em que se implantou o Estado Novo no Brasil (1937) e marque a opção correta.


I. O mundo ocidental vivia uma fase de ascensão de governos autoritários e de fortalecimento do pensamento antiliberal.


II. A tendência do mundo ocidental naquela conjuntura era a crença de que somente regimes políticos democráticos e pluripartidários podiam solucionar os graves problemas econômicos e sociais.


III. A grande depressão vivenciada pela economia norte-americana desde 1929 alimentara a descrença na liberal-democracia.

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Somente I e III estão corretas.

Gabarito: ALTERNATIVA E

  

Analise as afirmativas relacionadas ao momento histórico em que se implantou o Estado Novo no Brasil (1937) e marque a opção correta.

 
  • I. O mundo ocidental vivia uma fase de ascensão de governos autoritários e de fortalecimento do pensamento antiliberal.

Em 1937, a ascensão totalitária já era uma realidade estabelecida em vários países da Europa: Alemanha (A. Hitler), Itália (B. Mussolini), Portugal (A. Salazar), Espanha (F. Franco) e Hungria (M. Horthy). Na América, Brasil e Argentina também flertavam com o nazifascismo. Naquele momento, o liberalismo estava em profunda crise; afinal, o mundo vivia a Grande Depressão econômica sem que as democracias liberais conseguissem dar respostas rápidas e convincentes. Por outro lado, esses regimes totalitários conseguiam alcançar recuperações econômicas muito mais velozes sem passar pelas instabilidades políticas das democracias em crise. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 
  • II. A tendência do mundo ocidental naquela conjuntura era a crença de que somente regimes políticos democráticos e pluripartidários podiam solucionar os graves problemas econômicos e sociais.

Note que o estudante que esta afirmativa era mutuamente excludente com a anterior. Como esclarecido acima, as democracias liberais estavam em grave crise naquele final da década de 1930, enquanto o totalitarismo crescia. Há de se lembrar que a União Soviética também estava desenvolvendo um robusto processo de industrialização praticamente sem se conectar com a economia internacional. Ou seja, no outro extremo do espectro político, também surgiam soluções que não pareciam existir nas democracias liberais. Afirmativa errada.

 
  • III. A grande depressão vivenciada pela economia norte-americana desde 1929 alimentara a descrença na liberal-democracia.
 

A partir da quebra da Bolsa de Nova Iorque e da Crise de 1929, a economia mundial passou por uma grave retração com a contaminação de praticamente todas as economias nacionais. O colapso do mundo financeiro americano, o sistema capitalista se via a nu numa crise de excesso de oferta, superaquecimento econômico, contração generalizada do crédito e disparo inédito das desconfianças mútuas. O contágio generalizado das economias a partir do curto-circuito nos Estados Unidos levou a uma recessão generalizada por todas as economias capitalistas, o que foi respondido, via de regra, com medidas protecionistas que, no médio prazo, aprofundavam os sintomas da crise. Durante a década de 1930, o mundo viveu um severo descrédito do liberalismo e das suas instituições, incluindo as democracias representativas. Não foi acaso a ascensão e o fortalecimento das alternativas totalitárias pela Europa durante aquele período. A instabilidade política foi decisivamente alimentada pela crise econômica, redundando em grandes dificuldades para o mundo capitalista. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 

Assim, são verdadeiras as afirmativas I e III.

 

a)  Somente está correta.
b) Somente II está coneta.
c)  Somente III está correta.
d)  Somente II estão corretas.
e)  Somente I e III estão corretas.

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *