Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


No setor da política trabalhista, o Estado Novo tendeu a concretizar a obra iniciada nos anos posteriores à Revolução de 1930. Getúlio Vargas conjugou com bastante sucesso uma intensa repressão ao movimento operário, ao mesmo tempo que criava um conjunto de leis que representavam um certo avanço para os trabalhadores. […] Trabalhador e o trabalho passaram a figurar nos discursos oficiais de tal forma que iriam marcar grande parte das manifestações culturais e política do país.


(In: FARIA, Antonio Augusto e BARROS, Edgard Luiz de. Getúlio Vargas e sua época. São Paulo: Global, 1983, p. 51)

 

A Constituição de 1937 outorgada pelo Presidente a que o texto se refere

Resposta:

A alternativa correta é letra D) substituiu a democracia liberal, representativa e federativa por um regime centralizado e unitário, no qual os estados perderam a autonomia, os partidos deixaram de existir e estabelecia-se uma relação direta e sem intermediários, entre o Presidente e a massa da população.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a que descreve corretamente a Constituição de 1937 outorgada pelo Presidente Getúlio Vargas.

 

A) criou as assembleias legislativas estaduais cujos representantes eram nomeados pelo governo central para mandatos de quatro anos, a autonomia política, administrativa e judiciária dos estados, e possibilitou ao presidente concentrar em suas mãos também o Poder Judiciário.

INCORRETO. A Constituição de 1937, também conhecida como Polaca, devido à sua inspiração na constituição da Polônia, não criou assembleias legislativas estaduais. Na verdade, a Constituição de 1937 dissolveu todos os órgãos legislativos do país, tanto em nível federal quanto estadual. Além disso, a autonomia dos estados foi fortemente restringida, não ampliada. Quanto ao Poder Judiciário, a Constituição de 1937 deu ao presidente poderes para nomear os ministros do Supremo Tribunal Federal, mas não concentrou todo o Poder Judiciário nas mãos do presidente. Alternativa errada.

 

B) ajustou-se aos interesses gerais das altas camadas sociais do país onde a maioria da população não tinha acesso á propriedade, portanto, de renda mínima para votar e ser votada, servindo assim, aos propósitos centralizadores do ditador e dos grupos que buscavam firmar-se ao seu redor.

INCORRETO. Embora a Constituição de 1937 tenha servido aos propósitos centralizadores de Getúlio Vargas, ela não se ajustou especificamente aos interesses das altas camadas sociais do país. Na verdade, a Constituição de 1937, ao estabelecer a legislação trabalhista, buscou agradar tanto às classes trabalhadoras quanto aos industriais, ao permitir a regulamentação do trabalho e ao mesmo tempo conter as demandas sindicais. Além disso, a Constituição de 1937 não estabeleceu uma renda mínima para votar e ser votado. Alternativa errada.

 

C) manteve, inspirada nos princípios da democracia liberal, a legislação trabalhista, restaurou as garantias dos direitos civis, restabeleceu o sistema bicameral, de Senado e Câmara, reforçou a autonomia dos estados e municípios e centralizou o poder político do governo central.

INCORRETO. A Constituição de 1937 não foi inspirada nos princípios da democracia liberal, mas sim em um modelo autoritário e centralizador. Ela não restaurou as garantias dos direitos civis, mas sim as restringiu, ao permitir, por exemplo, a censura à imprensa. Ela também não restabeleceu o sistema bicameral, nem reforçou a autonomia dos estados e municípios. Ao contrário, a Constituição de 1937 dissolveu o Congresso Nacional e os órgãos legislativos estaduais, e restringiu a autonomia dos estados e municípios. Alternativa errada.

 

D) substituiu a democracia liberal, representativa e federativa por um regime centralizado e unitário, no qual os estados perderam a autonomia, os partidos deixaram de existir e estabelecia-se uma relação direta e sem intermediários, entre o Presidente e a massa da população.

CORRETO. A Constituição de 1937, de fato, substituiu a democracia liberal, representativa e federativa por um regime centralizado e unitário. Os estados perderam a autonomia, os partidos políticos foram dissolvidos e foi estabelecida uma relação direta entre o Presidente e a população, sem intermediários. Esta é a alternativa correta.

 

E) atribuiu ao Presidente o poder de comandar o Congresso, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais, cassar mandatos, suspender os direitos políticos de qualquer pessoa, o direito de habeas corpus para crimes políticos e privou o Poder Judiciário de certas garantias legais.

INCORRETO. A Constituição de 1937 não atribuiu ao Presidente o poder de comandar o Congresso, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais, porque esses órgãos foram dissolvidos. Ela deu ao presidente poderes para cassar mandatos e suspender os direitos políticos, mas não o direito de habeas corpus para crimes políticos. Quanto ao Poder Judiciário, a Constituição de 1937 deu ao presidente poderes para nomear os ministros do Supremo Tribunal Federal, mas não privou o Poder Judiciário de certas garantias legais. Alternativa errada.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *