Durante o período conhecido como Estado Novo, Getúlio Vargas estruturou uma nova política no país. Sobre este assunto, analise as proposições abaixo.
1. O Plano Cohen foi idealizado por Luís Carlos e Olga Benário Prestes, tendo como principal objetivo um golpe de Estado e a imposição do comunismo no Brasil.
2. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi criado neste período, com a intenção de censurar a imprensa, orientar a opinião pública e fazer propagandas políticas para o governo.
3. Ao assumir o governo em 1930, a primeira medida tomada por Getúlio Vargas foi estabelecer o monopólio estatal do petróleo pela Petrobrás, com o lançamento da campanha “O petróleo é nosso”.
Está(ão) correta(s):
- A) 1, apenas.
- B) 1, 2 e 3.
- C) 2 e 3, apenas.
- D) 1 e 2, apenas.
- E) 2, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) 2, apenas.
Gabarito: Letra E
Está correta apenas a proposição de número 2.
Vamos analisar proposição por proposição:
1. O Plano Cohen foi idealizado por Luís Carlos e Olga Benário Prestes, tendo como principal objetivo um golpe de Estado e a imposição do comunismo no Brasil. (FALSA)
O Plano Cohen foi elaborado dentro dos círculos militares mais próximos do presidente e foi um pretexto utilizado por Getúlio Vargas com apoio do exército para permanecer no poder ao fim do mandato constitucional do presidente. Vargas havia sido eleito em 1934 para um período de quatro anos, ficando até 1938. Porém, após a tentativa de derrubada do governo constitucional de Vargas pelo levante de 1935 (conhecido como Intentona Comunista), o presidente foi progressivamente fechando o regime. As autoridades policiais prenderam sindicalistas, operários e intelectuais acusados de ligação com o comunismo. O fim definitivo do regime democrático ocorreu em 1937 com a descoberta desse plano, que supostamente teria sido idealizado por comunistas para tomar o poder. O plano era uma farsa.
2. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi criado neste período, com a intenção de censurar a imprensa, orientar a opinião pública e fazer propagandas políticas para o governo. (CORRETA)
O DIP foi criado durante o Estado Novo para coordenar a propaganda oficial do governo varguista, além de censurar os meios de comunicação (rádio, cinema, jornais, revistas)
3. Ao assumir o governo em 1930, a primeira medida tomada por Getúlio Vargas foi estabelecer o monopólio estatal do petróleo pela Petrobrás, com o lançamento da campanha “O petróleo é nosso”. (FALSA)
O monopólio estatal do petróleo, a campanha “o petróleo é nosso” e por fim a criação das PETROBRAS, são eventos do segundo governo de Getúlio Vargas, ocorrido na década de 1950.
Referência:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral: volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário