Continua após a publicidade..
Entre 1937 e 1945, o presidente Getúlio Vargas governou o Brasil de forma ditatorial, no chamado Estado Novo. Nesse período,
- A) ocorreu a Coluna Prestes que, com cerca de 1 800 homens, saiu pelo interior do Brasil buscando o apoio do povo para a luta contra o governo.
- B) ampliou-se o direito ao voto feminino por meio da Constituição democrática de 1937, o que gerou uma participação decisiva das mulheres na atividade pública.
- C) houve uma reorientação na economia, pois a indústria deixou de ser priorizada, e a ação do Estado voltou-se para o apoio da agroexportação de açúcar.
- D) instituiu-se a chamada democracia relativa, na qual os artistas e os intelectuais participavam ativamente das decisões de governo.
- E) foi criado o Departamento de Propaganda e Imprensa (DIP), subordinado diretamente ao presidente, que exercia a censura aos meios de comunicação.
Resposta:
$@$v=undefined-rv2$@$
Resposta
A alternativa correta é E) foi criado o Departamento de Propaganda e Imprensa (DIP), subordinado diretamente ao presidente, que exercia a censura aos meios de comunicação.
Explicação
Entre 1937 e 1945, o presidente Getúlio Vargas governou o Brasil de forma ditatorial, no chamado Estado Novo. Nesse período, foi criado o Departamento de Propaganda e Imprensa (DIP), que era subordinado diretamente ao presidente e exercia a censura aos meios de comunicação. Isso significa que o governo tinha controle sobre o que era publicado e divulgado na imprensa, o que era uma característica marcante do regime ditatorial.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário