Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Na madrugada de 11 de maio de 1938, o jovem tenente e seus homens invadiram o Palácio Guanabara, onde então morava Getúlio, tentaram metralhar toda a família presidencial, mas logo eram rechaçados sem dó.[…] Mas logo pipocou a primeira bala, no Palácio Guanabara, e já Filinto [Muller] abandonava os camisas-verdes e se punha, ‘leal como sempre’, ao lado de Vargas. […] sufocada a rebelião, Filinto Muller se pôs à testa da dura repressão que iria ter começo contra os adeptos, em todo o país, da versão brasileira do nazismo de Hitler e do fascismo de Mussolini.”

 

(Joel Silveira. Revista Nossa História. Abril 2005. Ano 2/n° 18. p.59. Adaptado)

 

O texto acima faz referência à ação:

Resposta:

A alternativa correta é letra C)  da AIB, Ação Integralista Brasileira, organização nacionalista que pretendia implantar um Estado autoritário no Brasil, de inspiração fascista.

GabaritoLetra C

 

O texto faz menção a um episódio ocorrido em 1938 envolvendo a AIB.

 

A Ação Integralista Brasileira (AIB) fez parte do primeiro governo Vargas. Criada em 1932, era formada por diversos grupos e partidos políticos ultranacionalistas e de extrema direita liderados por Plínio Salgado. Sua origem esteve fortemente relacionada e influenciada pelos fascismos que cresciam na Europa nesta época.

 

A AIB defendia, entre outras coisas, o fim da liberdade de expressão, a eliminação de qualquer oposição, o culto à personalidade do líder, a permanência das hierarquias sociais, o controle do Estado sobre os meios de comunicação e o uso da violência para impor determinações. Recusava a democracia liberal e o socialismo e eram adeptos dos mais tradicionais valores da Igreja Católica.

 

Em 1936 a AIB se tornou um partido com 500 mil a 800 mil filiados. Com a extinção dos partidos políticos em 1937, em decorrência da implantação do Estado Novo, tornou-se uma associação cultural, mas foi declarada ilegal em 1938. Nesse mesmo ano, depois de um atentado contra Vargas, dezenas de integralistas que participaram do mesmo foram fuzilados, centenas foram presos e seu líder Plínio Salgado teve de se exilar em Portugal. Foi o declínio do integralismo no Brasil.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

As demais estão incorretas por citarem partidos e associações que não possuem relação direta com o texto apresentado pela questão e/ou porque trazem informações incorretas sobre os partidos e associações citados.

 

Letra A: da ANL, Aliança Nacional Libertadora, grupo político de direita que pretendia implantar um regime fascista no Brasil.

 

Ao contrário, a ANL, organizada em março de 1935, foi uma frente antifascista, liderada por militares identificados com o movimento tenentista, e composta por diversas organizações – femininas, culturais, estudantis, sindicais e de profissionais liberais – preocupados com o avanço do fascismo na Europa e com o crescimento do integralismo no Brasil.

 

Letra B: do PCB, Partido Comunista do Brasil, que no movimento denominado Intentona Comunista pretendia implantar um regime stalinista no Brasil.

 

A Intentona Comunista realmente ocorreu no Brasil durante a Era Vargas, mas não foi em 1938, ano citado no texto da questão, e sim em 1935. Inclusive a Intentona Comunista fortaleceu ainda mais o governo Vargas e acabou servindo de pretexto para o golpe do Estado Novo, que foi dado com base num suposto plano comunista para tomar o poder, o falso Plano Cohen.

 

Letra D: do BOC, Bloco Operário Camponês, organização que tinha o objetivo de lutar contra as oligarquias e acabar com as desigualdades sociais.

 

A criação do BOC ocorreu no final da Primeira República, e não em 1938, inclusive, nas eleições de 1930 o BOC lançou a candidatura do primeiro operário a concorrer para a Presidência da República. Entre as propostas do Bloco Operário Camponês estavam: a crítica e o combate à plutocracia (poder das classes ricas sobre as pobres e trabalhadoras), a instituição de impostos somente para os ricos, habitação operária, extensão e obrigatoriedade do ensino primário, voto secreto e obrigatório, inclusive para as mulheres e o restabelecimento das relações comerciais e diplomáticas com a União Soviética.

 

Letra E: da Aliança Liberal, formada por grupos oligárquicos de inspiração fascista, descontentes com a implantação do Estado Novo.

 

A Aliança Liberal também ocorreu em fins da Primeira República, e não durante o Estado Novo, e não possuía inspiração fascista. Reuniu líderes políticos do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e da Paraíba, que lançaram a candidatura de Vargas à Presidência da República nas eleições de 1930. Defendiam o voto secreto, a criação de uma justiça eleitoral, a moralização da prática política, a anistia para os militares revoltosos dos anos de 1920 e o estabelecimento de leis trabalhistas, como férias e regulamentação do trabalho feminino e infantil.

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *