Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Golpe de Estado de Getúlio Vargas, que instituiu o Estado Novo (1938-1945), usou, como pretexto para a sua realização:

Resposta:

QUESTÃO:

O Golpe de Estado de Getúlio Vargas, que instituiu o Estado Novo (1938-1945), usou, como pretexto para a sua realização:

  • A) O perigo que representava para a nação a participação da direita nas Forças Armadas.
  • B) O desejo de conter a ideologia da direita apresentada pela Ação Integralista Brasileira.
  • C) A possibilidade de uma revolução comunista, conforme constava num documento em poder do Governo Central, intitulado Plano Cohen.
  • D) A necessidade de conter a agitação política promovida pela Aliança Liberal nos grandes centros urbanos.

A alternativa correta é letra C) A possibilidade de uma revolução comunista, conforme constava num documento em poder do Governo Central, intitulado Plano Cohen.

Explicação: O Golpe de Estado que instaurou o Estado Novo foi justificado pelo governo Vargas com base na ameaça de uma suposta revolução comunista, conhecida como Plano Cohen. Este documento, alegadamente descoberto pelas autoridades, descrevia um plano para uma insurreição comunista no Brasil. Embora posteriormente se tenha comprovado que o Plano Cohen era uma fraude, ele foi utilizado por Vargas como pretexto para consolidar o seu poder e estabelecer um regime ditatorial.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *