Durante o Estado Novo (1937-1945), o presidente Getúlio Vargas
- A) realizou a reforma agrária e promulgou uma Constituição democrática.
- B) estendeu os direitos trabalhistas ao campo e promoveu o nacionalismo.
- C) acabou com a censura e concedeu ampla autonomia aos estados.
- D) incentivou a indústria de base e controlou os sindicatos operários.
- E) aderiu aos Aliados na Segunda Guerra e estabeleceu o bipartidarismo.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) incentivou a indústria de base e controlou os sindicatos operários.
Gabarito: Letra D
O Estado Novo (1937-1945) foi um momento em que Getúlio Vargas governou o Brasil com poderes centralizadores sem contar com a participação efetiva do legislativo.
O novo regime se organizou através de um sistema repressivo que ia desde a criação de um tribunal de segurança, passando pela reformulação de órgãos policiais, ao famoso Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), responsável por promover propaganda favorável ao regime e censurar o que era desfavorável e opositor.
Além disso, foi durante esse período que começaram a ser instaladas as primeiras indústrias de base nacionais como a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, a Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional.
Outro ponto importante do período é que as disputas entre patrões e empregados foram colocadas nas mãos do Estado, que agiu como árbitro. O governo proibiu greves, motins e protestos, ao mesmo tempo em que continuou beneficiando os empregados com direitos trabalhistas, mas só para os casos em que houvesse adesão aos sindicatos.
E os sindicatos eram constantemente controlados pelo Estado. É desse tempo a criação dos sindicatos pelegos, aqueles que eram favoráveis aos interesses do governo. Além disso, o Estado impediu a formação de sindicatos para uma mesma categoria profissional e criou o imposto sindical que era uma contribuição obrigatória para custear o funcionamento do sindicato que tinha por objetivo beneficiar os trabalhadores, mas que acabava ajudando somente o governo, pois o que era arrecadado era usado para financiar propaganda.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Durante o governo Vargas não houve a realização da reforma agrária. Além disso, a Constituição do Estado Novo não era democrática, mas autoritária e tinha inspiração fascista.
Letra B: Os direitos trabalhistas ficaram restritos aos trabalhadores urbanos.
Letra C: A censura foi imposta e a autonomia dos estados foi retirada em nome de um projeto maior de nacionalidade brasileira.
Letra E: Vargas apoiou os Aliados na Segunda Guerra depois de flertar com o Eixo. Mas na época do Estado Novo os partidos e grupos políticos foram extintos.
Resposta baseada nas fontes:
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2ª edição. São Paulo: EdUSP, 1995.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Deixe um comentário