Entre 1930 e 1945, Getúlio Vargas governou o Brasil. A propósito da terceira e última fase desse período, leia o texto que se segue, reproduzido da cartilha Getúlio Vargas para Crianças, escrito por Alfredo Barroso e editada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
Nada há de mais nocivo a uma nação que os agitadores políticos. A política continuava a prejudicar as atividades do presidente. Horrorizado pela demagogia crescente do Poder Legislativo e verificando os maus rumos da campanha de sucessão presidencial, em 1937, a 10 de novembro, Getúlio Vargas outorgou ao povo brasileiro uma nova Constituição, criando, nesse dia predestinado, o Estado Novo. O Brasil entrava em novos caminhos de segurança e trabalho. Ao instaurar o regime do Estado Novo, o presidente Getúlio Vargas afirmou que haviam acabado os intermediários entre o governo e o povo.
Apud: Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 199 (com adaptações).
Em face dessas informações, julgue os itens a seguir, referentes ao Estado Novo getulista.
I Entre outras funções, o DIP tinha o objetivo de construir a imagem pública favorável de Vargas e de seu regime, identificando no chefe de governo a liderança de que o Brasil precisava para desenvolver-se em paz e harmonia social.
II A cartilha, endereçada às crianças brasileiras, justifica a instauração da ditadura, argumentando que o jogo político, propenso à agitação e à demagogia, prejudicava o país; assim, um governo forte garantiria segurança e trabalho aos brasileiros.
III Em atitude coerente com um regime de força, o Estado Novo não permitiu o funcionamento do Poder Legislativo — em nenhum nível — e dos partidos políticos, realçando a inexistência de intermediários nas relações entre o povo e o seu governante.
IV Pelo que a cartilha sugere, a campanha eleitoral de 1937, com vistas às eleições que aconteceriam no ano seguinte, apresentava todos os indícios de vitória para Vargas ou qualquer candidato por ele indicado.
V Iniciada cerca de dois anos após a implantação do Estado Novo, a Segunda Guerra Mundial (1939–1945) contou com a participação direta do Brasil e, ao chegar ao fim, com a derrota nazifascista, contribuiu para a queda do regime liderado por Vargas.
A quantidade de itens certos é igual a
- A) 1.
- B) 2.
- C) 3.
- D) 4.
- E) 5.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra D) 4.
Explicação
Os itens I, II, III e V estão corretos.
I: O DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) tinha como objetivo construir a imagem pública favorável de Vargas e de seu regime.
II: A cartilha justifica a instauração da ditadura, argumentando que o jogo político, propenso à agitação e à demagogia, prejudicava o país.
III: O Estado Novo não permitiu o funcionamento do Poder Legislativo e dos partidos políticos, realçando a inexistência de intermediários nas relações entre o povo e o seu governante.
V: A Segunda Guerra Mundial contribuiu para a queda do regime liderado por Vargas.
Já o item IV está incorreto, pois a cartilha não sugere que a campanha eleitoral de 1937 apresentava todos os indícios de vitória para Vargas ou qualquer candidato por ele indicado.
Deixe um comentário