Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A canção abaixo foi utilizada para comemorar a vitória de Vargas à Presidência da República nas eleições de 1950.

“Bota o Retrato do Velho”

Bota o retrato do velho outra vez

Bota no mesmo lugar

O sorriso do velhinho

Faz a gente trabalhar

Eu já botei o meu

E tu, não vais botar?

Já enfeitei o meu

E tu, vais enfeitar?

O sorriso do velhinho

Faz a gente se animar.

(Marchinha de carnaval de Haroldo Lobo e Marino Pinto -1950). https://pt.wikipedia.org/wiki/Retrato_do_Velho

Uma ação do projeto nacional-desenvolvimentista do governo democrático de Getúlio Vargas (1951-1954), que desagradou setores políticos e sociais específicos, foi a

Resposta:

A alternativa correta é letra E) criação da Petrobrás como empresa estatal, gerando o descontentamento de grupos opositores como os políticos do partido UDN (União Democrática Nacional).

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual ação do projeto nacional-desenvolvimentista do governo democrático de Getúlio Vargas (1951-1954) desagradou setores políticos e sociais específicos:

 

A) Reforma da legislação trabalhista para limitar o crescimento dos direitos dos trabalhadores, desencadeando a revolta das centrais sindicais.

INCORRETO. Getúlio Vargas era conhecido como "o pai dos pobres" e durante o seu governo, ele promoveu várias reformas trabalhistas que favoreceram os trabalhadores, como a consolidação das leis do trabalho (CLT), a criação do salário mínimo e a instituição da Justiça do Trabalho. Portanto, não houve uma reforma da legislação trabalhista para limitar o crescimento dos direitos dos trabalhadores que desencadeou a revolta das centrais sindicais.

 

B) Liberação de remessas financeiras para o exterior sem limites a fim de atrair o capital estrangeiro, resultando na desaprovação pela burguesia internacional conservadora.

INCORRETO. Durante o governo de Getúlio Vargas, houve um esforço para industrializar o país e para isso, era necessário atrair investimentos estrangeiros. No entanto, não houve uma liberação de remessas financeiras para o exterior sem limites. Além disso, a burguesia internacional conservadora não desaprovou essa ação, pois era favorável ao livre fluxo de capital.

 

C) Política de reforma agrária para garantir a justiça social no campo, contrariando os grandes proprietários de terra, vinculados ao PSD (Partido Social Democrata).

INCORRETO. Durante o governo de Getúlio Vargas, não houve uma política de reforma agrária para garantir a justiça social no campo. A questão agrária era um tema delicado e complexo, que não foi abordado de maneira significativa durante o seu governo.

 

D) Decretação da nova lei do salário mínimo que congelou os salários dos trabalhadores, provocando a reação dos sindicalistas e dos movimentos sociais comunistas.

INCORRETO. Durante o governo de Getúlio Vargas, foi criado o salário mínimo, que teve um papel importante na melhoria das condições de vida dos trabalhadores. Não houve uma lei que congelou os salários dos trabalhadores.

 

E) Criação da Petrobrás como empresa estatal, gerando o descontentamento de grupos opositores como os políticos do partido UDN (União Democrática Nacional).

CORRETO. A criação da Petrobras em 1953 foi uma das ações mais emblemáticas do governo de Getúlio Vargas. A ideia era que a exploração do petróleo fosse feita pelo Estado, para garantir a soberania nacional. Essa ação desagradou a vários setores, especialmente os políticos do partido UDN, que eram contra a intervenção do Estado na economia.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA E.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *