Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Observe a fotografia seguinte.

Fonte: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – FGV.

O registro foi realizado no Rio de Janeiro, em 1940, durante uma homenagem ao então presidente Getúlio Vargas. A imagem está associada à seguinte política brasileira no Estado Novo (1937-1945):

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Ideologia do trabalhismo, com a valorização do movimento sindical atrelado ao Estado.

Gabarito: Letra E

 

Ideologia do trabalhismo, com a valorização do movimento sindical atrelado ao Estado.

 

A imagem mostra uma reunião de homens em um espaço público aberto, carregando uma faixa afirmando que o trabalhador “também tem lugar” no Estado Novo (1937-1945), último período da Era Vargas (1930-1945), e está diretamente relacionada à política trabalhista desenvolvida por Getúlio ao longo dessa era.

O trabalhismo, corrente política centrada nos direitos e bem-estar dos trabalhadores, bem como na valorização do trabalho, surgiu no Brasil a partir da década de 1930, quando o governo Vargas, percebendo a força política do operariado nas cidades, resolveu promover e sistematizar uma legislação social e trabalhista voltada para esses trabalhadores urbanos.

Porém, além de elaborar uma legislação trabalhista, Vargas buscou também exercer seu controle sobre o movimento sindical, objetivava, assim, que o Estado tivesse o papel de conciliador entre os patrões e operários, bem como evitar greves e reivindicações. Esse controle ocorreu de duas formas: de um lado por meio da Lei de Sindicalização de 1931, na qual os sindicatos perdiam a sua autonomia ao se tornarem órgãos oficiais do Estado, de outro por meio da pressão sobre os trabalhadores para que esses se vinculassem a um sindicato oficial do Estado, do contrário não poderiam se beneficiar da legislação trabalhista. Daí o surgimento de um sindicalismo atrelado ao Estado.

   

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Censura promovida pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).  

Nada na imagem sugere que ela esteja associada à censura promovida pelo DOPS. A figura central da imagem é o trabalhador e não o Departamento de Ordem Política e Social.

 

Letra B: Construção de uma identidade nacional pautada na militarização da sociedade.  

Nada na imagem sugere que ela esteja associada a uma construção de identidade nacional militarista. Os homens presentes na imagem não apresentam características de militarização e a figura central da imagem é o trabalhador.

 

Letra C: Criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1938.  

Nada na imagem sugere que ela esteja associada a Criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), essa nem aparece ou está referenciada na imagem. A figura central da imagem é o trabalhador, conforme expresso na faixa que aparece em primeiro plano na fotografia.

 

Letra D: Obrigatoriedade das indústrias de oferecerem cursos de aperfeiçoamento profissional.

 

Nada na imagem sugere que ela esteja associada a uma obrigatoriedade das indústrias de oferecerem cursos de aperfeiçoamento profissional, não há na imagem nada que remeta às indústrias ou a cursos de aperfeiçoamento profissional. A figura central da imagem é o trabalhador, conforme expresso na faixa que aparece em primeiro plano na fotografia.

   

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *