Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre a Revolução de 30, o governo Vargas e as novas relações de trabalho, é correto afirmar o seguinte:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) as novas relações de trabalho no mundo urbano, a partir da Revolução de 1930, foram favorecidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas e a criação da Justiça do Trabalho, fazendo com que as classes trabalhadoras se tornassem parte importante da base política do estado varguista.

GabaritoLetra A

 

As novas relações de trabalho no mundo urbano, a partir da Revolução de 1930, foram favorecidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas e a criação da Justiça do Trabalho, fazendo com que as classes trabalhadoras se tornassem parte importante da base política do estado varguista.
 

Foi através do trabalhismo que Getúlio Vargas fez das classes trabalhadoras uma importante base de sua política.

O trabalhismo, corrente política centrada nos direitos e bem-estar dos trabalhadores, bem como na valorização do trabalho, surgiu no Brasil a partir da década de 1930, quando o governo Vargas, percebendo a força política do operariado nas cidades, resolveu promover e sistematizar uma legislação social e trabalhista voltada para esses trabalhadores urbanos.

Depois de assumir a direção do Governo Provisório instalado após a Revolução (ou Golpe) de 1930, Getúlio Vargas determinou a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio através do qual o Estado passou a intervir nas relações trabalhistas. Dessa forma, entre 1931 e 1934, foi promulgada a maior parte dos direitos trabalhistas: limitação da jornada de trabalho, regulamentação do trabalho feminino e infantil, pagamento de horas extras, férias, pensões e aposentadorias, entre outros.

Para assegurar que os patrões acatassem a legislação, foram instituídas as Juntas de Conciliação e Julgamento, que resultaram na criação da Justiça do Trabalho. Mais tarde, em 1943, toda essa legislação trabalhista foi reunida na Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Porém, a legislação trabalhista beneficiou apenas os trabalhadores urbanos, já que os trabalhadores rurais não foram incluídos nos benefícios dessa legislação.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: após a Revolução de 30, Vargas criou várias leis trabalhistas visando a proteger os trabalhadores rurais que eram até então explorados pelas antigas oligarquias, ao passo que os operários nas cidades ficaram desassistidos, uma vez que eram socialmente inexpressivos.

 

As leis trabalhistas criadas durante o governo Vargas foram voltadas para os trabalhadores urbanos e não para os trabalhadores rurais. Esses últimos não foram incluídos nos benefícios dessa legislação.


Letra C: a Revolução de 1930 representou a vitória política das antigas oligarquias cafeeiras, possibilitando a implementação pelo Governo Vargas de uma série de leis trabalhistas em favor dos operários nas cidades, enfraquecendo o poder político dos industriais.

 

A Revolução de 1930 representou a derrota política das antigas oligarquias cafeeiras e a vitória de seus opositores. Além de aprovar as leis trabalhistas para os trabalhadores urbanos, Vargas incentivou e fortaleceu a industrialização brasileira.


Letra D: a Revolução de 30, apoiada pelos tenentes na luta contra o poder civil das oligarquias, representou uma profunda militarização da sociedade brasileira, com o estabelecimento da rígida disciplina militar nas fábricas, sendo a tônica das novas relações de trabalho vigentes no Brasil.

 

A Revolução de 30, apesar de apoiada pelos tenentes, grandes opositores das oligarquias rurais, não representou a militarização da sociedade brasileira, nem estabeleceu uma rígida disciplina militar nas fábricas, o que houve foi a ampliação dos direitos trabalhistas e, num primeiro momento, o interesse em superar o domínio político imposto pelas oligarquias e de ampliar a democracia, o que ocorreu somente durante o período constitucional da Era Vargas (1934-1937).

   

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *