“Entre 1920 e 1940 houve algum declínio no índice de analfabetos no Brasil, mas esse índice continuou a ser muito elevado. Considerando-se a população de quinze anos ou mais, o índice de analfabetos caiu de 69,9% em 1920, para 56,6% em 1940.” (Boris Fausto. História do Brasil) Estes números podem ser compreendidos e explicados
- A) pelo esforço das famílias do período em alfabetizar seus filhos em casa, mediante a ausência de um sistema educacional universal no Brasil.
- B) pelo interesse das potências capitalistas parceiras comerciais em desenvolver uma massa de trabalhadores alfabetizados no Brasil.
- C) pelo contexto das políticas de investimento e incentivo à educação básica nos diferentes períodos do governo Vargas, a partir da década de 30.
- D) pela ausência de investimento público na educação básica, passando a ser gerida pela iniciativa privada, que procurou universalizá-la nesse período.
- E) pela organização das classes trabalhadoras em sindicatos e ligas de solidariedade mútua, que procuraram organizar sistemas educacionais para seus filhos.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) pelo contexto das políticas de investimento e incentivo à educação básica nos diferentes períodos do governo Vargas, a partir da década de 30.
Gabarito: ALTERNATIVA C
“Entre 1920 e 1940 houve algum declínio no índice de analfabetos no Brasil, mas esse índice continuou a ser muito elevado. Considerando-se a população de quinze anos ou mais, o índice de analfabetos caiu de 69,9% em 1920, para 56,6% em 1940.” (Boris Fausto. História do Brasil) Estes números podem ser compreendidos e explicados
- a) pelo esforço das famílias do período em alfabetizar seus filhos em casa, mediante a ausência de um sistema educacional universal no Brasil.
A alternativa carece do mínimo de lógica. Ora, se as pessoas eram analfabetas, como elas poderiam alfabetizar seus filhos? Não faz sentido, portanto, esperar da educação doméstica a superação do analfabetismo. Alternativa errada.
- b) pelo interesse das potências capitalistas parceiras comerciais em desenvolver uma massa de trabalhadores alfabetizados no Brasil.
Não faz sentido se pensar numa proposta dessa natureza, uma vez que seria um problema para a soberania brasileira. Como fornecedor internacional de matérias primas, a mão de obra brasileira não precisava ser qualificada; afinal, o país era um importador de produtos manufaturados, e não um produtor. Alternativa errada.
- c) pelo contexto das políticas de investimento e incentivo à educação básica nos diferentes períodos do governo Vargas, a partir da década de 30.
É importante que o estudante saiba que Vargas, durante seu primeiro período (1930-1945), concentrou-se num projeto de modernização geral do país. De corte centralizador, o projeto varguista pretendia essa modernização nacional a partir de um programa autoritário e muito verticalizado alcançando desde as instituições até a instrução pública. O projeto industrialista brasileiro exigia a formação de mão de obra qualificada, bem como os apoios à modernização geral do país passavam pela formação de um novo operariado nas cidades brasileiras. Por isso, o governo federal lançou um esforço nacional pela educação básica, instituindo um currículo centralizado e tentando universalizar nas cidades os quatro primeiros anos de instrução formal. Isso se mostrou crucial para a diminuição do analfabetismo no Brasil e para a transformação urbanística que se seguiria. ALTERNATIVA CORRETA.
- d) pela ausência de investimento público na educação básica, passando a ser gerida pela iniciativa privada, que procurou universalizá-la nesse período.
Ora, o analfabetismo grassava entre as massas brasileiras, porções extremamente empobrecidas da sociedade. Como poderia, então, o ensino privado ser a solução para tal? Afinal, a instrução particular seria inacessível às massas por conta dos seus custos. De toda forma, ainda que tenha se expandido nas cidades, a educação privada respondia apenas por uma pequena parcela dos estudantes matriculados. Alternativa errada.
- e) pela organização das classes trabalhadoras em sindicatos e ligas de solidariedade mútua, que procuraram organizar sistemas educacionais para seus filhos.
No projeto modernizador de Vargas, as organizações sindicais deveriam estar sob estreito controle e vigilância do Estado. Nessa perspectiva, o sindicalismo organizava as massas operárias dentro do projeto central, e não as representava como parte da luta de classes. Seria o Estado o protagonista do período, enquanto as organizações de trabalhadores seriam apenas satélites do projeto central. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
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