Essa imagem foi impressa em cartilha escolar durante a vigência do Estado Novo com o intuito de
- A) destacar a sabedoria inata do líder governamental.
- B) atender a necessidade familiar de obediência infantil.
- C) promover o desenvolvimento consistente das atitudes solidárias.
- D) conquistar a aprovação política por meio do apelo carismático.
- E) estimular o interesse acadêmico por meio de exercícios intelectuais.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) conquistar a aprovação política por meio do apelo carismático.
Gabarito: ALTERNATIVA D
- Essa imagem foi impressa em cartilha escolar durante a vigência do Estado Novo com o intuito de
Em primeiro lugar, para facilitar o trabalho do estudante, transcrevemos a mensagem escrita na imagem do enunciado: "Crianças! Aprendendo, no lar e nas escolas, o culto da Pátria, trazeis para a vida política todas as probabilidades de êxito. Só o amor constrói, e amando o Brasil, forçosamente o conduzireis ao mais alto destino entre as Nações, realizando os desejos de engrandecimento aninhados em cada coração brasileiro." Trata-se de uma peça de propaganda do Estado Novo (1937-1945), quando o governo procurou a modernização geral tanto da administração pública quanto da vida brasileira, insuflando novos valores e tentando criar uma centralização popular em volta da figura presidencial. À luz desses primeiros esclarecimentos, observemos as alternativas que seguem.
- a) destacar a sabedoria inata do líder governamental.
Esta alternativa tem de ser desmontada pelo caminho da interpretação de texto. Ora, se a mensagem diz que é necessário que as crianças aprendam o amor ao país e se eduquem para que, no futuro, a vida política alcance seu êxito pleno, não se pode falar que o líder governamental - um ditador - dispusesse de uma sabedoria inata. Vargas poderia até servir como referência imediata para todo o processo de modernização pelo qual o país passava, mas se reconhecia que não bastava apenas a vontade presidencial, sendo necessária também a adesão popular (e das crianças) no projeto de defesa e de exaltação da pátria. Alternativa errada.
- b) atender a necessidade familiar de obediência infantil.
Ainda que a mensagem contivesse uma deferência à família, sua preocupação central é em exortar as crianças aos deveres e compromissos cívicos. Há um desejo claro de despertar o sentimento de pertencimento nacional entre as crianças pelo chamado a contribuir com o futuro nacional, amando a pátria. Assim, há uma clara preocupação com o lugar cívico da preparação das crianças para melhorar a vida pública no futuro, esfera além dos limites das necessidades familiares. Alternativa errada.
- c) promover o desenvolvimento consistente das atitudes solidárias.
Ainda que a solidariedade possa ser compreendida como uma componente do dever cívico expresso na imagem, esta não é exatamente o ponto central. O amor ao país deveria ser expresso pela adesão ao plano de modernização do Estado Novo, atraindo a juventude para as noções de deveres pátrios e de coesão nacional pelo desenvolvimento. Alternativa errada.
- d) conquistar a aprovação política por meio do apelo carismático.
A ilustração existente na imagem traz exatamente o ditador Getúlio Vargas transmutado no senhor sorridente e bem disposto, no líder carismático capaz de conduzir a nação nos seus primeiros passos com direção ao futuro. O apelo carismático da mensagem o coloca como a figura capaz de concentrar os esforços necessários para a transformação do país, inclusive pela preocupação com as crianças. Todo esse arranjo, por óbvio, tem um importante apelo capaz de ser traduzido em apoio político. ALTERNATIVA CORRETA.
- e) estimular o interesse acadêmico por meio de exercícios intelectuais.
A questão intelectual não passa perto da mensagem desenvolvida na imagem. Os estudos e a preparação deveriam estar à serviço do amor pátrio e do bem geral do país sem espaço para contestações contra a ordem ou para a transformação estrutural do poder no Brasil. Ou seja, o interesse acadêmico e a intelectualidade não eram o futuro sonhado, mas sim o salto qualitativo do país dentro das margens estabelecidas pelo governo central. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
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