Poucas fases da história do Brasil produziram um legado tão extenso e duradouro como o Estado Novo. Em função das transformações ocorridas no país, o período tornou-se referência obrigatória quando se trata de refletir sobre estruturas, atores e instituições presentes no Brasil de hoje. Acerca do assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. Durante o Estado Novo – o regime autoritário implantado com o golpe de novembro de 1937 -, Getúlio Vargas consolidou propostas em pauta desde outubro de 1930, quando por vias eleitorais havia assumido a presidência da República.
II. Como da Revolução de 30, que conduzira Vargas ao poder, haviam participado forças políticas bastante diversificadas, distintas eram as visões a respeito da condução do processo revolucionário. Enquanto uns defendiam medidas mais centralizadoras e autoritárias, insistindo na necessidade de um regime forte e apartidário, outros pregavam medidas mais liberais e lutavam por maior autonomia regional.
III. Com a implantação do Estado Novo, Vargas cercou-se de poderes excepcionais. As liberdades civis foram suspensas, o parlamento dissolvido, os partidos políticos proibidos de atuar. O comunismo transformou-se no inimigo público número um do regime, e a repressão policial instalou-se no país. Mas, ao lado da violenta repressão, o regime adotou uma série de medidas que iriam provocar modificações substantivas no País. O Brasil, até então, basicamente agrário e exportador, foi-se transformando numa nação urbana e industrial.
Podemos afirmar corretamente que:
- A) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
- B) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
- C) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
- D) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra C) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
Explicação
Afirmativa I é falsa, pois Getúlio Vargas não consolidou propostas em pauta desde outubro de 1930. O Estado Novo foi implantado com o golpe de novembro de 1937, e as propostas de Vargas mudaram ao longo do tempo.
Afirmativa II é verdadeira, pois a Revolução de 30 contou com a participação de forças políticas diversificadas, com visões diferentes sobre a condução do processo revolucionário.
Afirmativa III é verdadeira, pois com a implantação do Estado Novo, Vargas cercou-se de poderes excepcionais, suspendeu as liberdades civis, dissolveu o parlamento, proibiu os partidos políticos e adotou medidas que provocaram modificações substantivas no país.
Portanto, apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
Deixe um comentário