Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O tema “A Era Vargas: autoritarismo, Estado e nação” consta da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) e tem como um dos objetivos levar o aluno a relacionar o autoritarismo do governo Vargas com a ascensão do nazifascismo. Sobre o ensino desse tópico analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

 

I. A Era Vargas foi um período de redefinição da identidade nacional e foi marcada por avanços e recuos relacionados à busca da consolidação da cidadania, seja no âmbito do trabalho, seja no político.

 

II. A Era Vargas é um período em que se tem o início do incremento da industrialização brasileira, com aprofundamento de mudanças nas relações de trabalho e de configuração do mapa populacional, sobretudo após o deflagrar da Segunda Guerra Mundial.

 

III. O aluno deve analisar e compreender o processo de constituição de uma nova identidade nacional ligada à industrialização e à descentralização do poder.

 

Estão corretas as afirmativas:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) I e II, apenas.

Gabarito: ALTERNATIVA C

  

O tema “A Era Vargas: autoritarismo, Estado e nação” consta da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) e tem como um dos objetivos levar o aluno a relacionar o autoritarismo do governo Vargas com a ascensão do nazifascismo. Sobre o ensino desse tópico analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

 
  • I. A Era Vargas foi um período de redefinição da identidade nacional e foi marcada por avanços e recuos relacionados à busca da consolidação da cidadania, seja no âmbito do trabalho, seja no político.

A Era Vargas (1930-1945) foi um momento em que, por excelência, foi gestado um projeto nacional amplo a partir do governo central, o que incluiu a formação de uma identidade nacional e de uma nova forma de cidadania, voltada para um país que estava se industrializando e se urbanizando. Afora os esforços da monarquia e um breve ensaio no início da Primeira República (1889-1930), a construção da identidade nacional sob a ditadura brasileira foi o esforço mais duradouro de unir a sociedade brasileira sob uma única narrativa pensada a partir da capital federal. A História do Brasil, naquele momento, passou por uma grande valorização e redimensionamento, buscando criar uma narrativa organizada e evolutiva cujo ápice estaria no projeto desenvolvimentista pensado por Vargas. Até mesmo a ideia de uma República Velha foi desenvolvida nesse momento: era sob o governo Vargas que o Brasil se abriria para uma modernização decisiva, inclusive do ponto de vista institucional. Ainda que dialogasse com várias das oligarquias locais, Vargas percebia que o seu projeto de urbanização brasileira criaria novas classes sociais e que, portanto, era necessário aproximá-las do Estado e do seu projeto central. Ainda que num ambiente de gravíssimas restrições a direitos políticos e individuais, Vargas elaborou uma cidadania consentida voltada às massas: os direitos sociais partiam diretamente dele e era necessário que as massas aderissem à versão do trabalhismo organizada pelo Estado central. Por outro lado, ainda viria de Vargas a reorganização da vida eleitoral brasileira, com o sufrágio universal e a instituição de uma Justiça Eleitoral. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 
  • II. A Era Vargas é um período em que se tem o início do incremento da industrialização brasileira, com aprofundamento de mudanças nas relações de trabalho e de configuração do mapa populacional, sobretudo após o deflagrar da Segunda Guerra Mundial.

Ainda que tenham ocorrido tentativas esparsas anteriormente, foi com Vargas que a industrialização se tornou uma prioridade do Estado brasileiro e recebeu toda uma racionalidade expressa num projeto nacional-desenvolvimentista. Pensando em priorizar a indústria de transformação para gerar o primeiro impulso, Vargas priorizou a política de substituição de importações. Isto é, defendeu-se o mercado doméstico para que as indústrias mais simples pudessem se instalar e prosperar sob forte apoio estatal. Paralelamente, Vargas apoiava toda uma nova política trabalhista, reorganizando a legislação sobre o tema ao mesmo tempo em que as cidades brasileiras precisavam ser repensadas para receber grandes fluxos migratórios internos. Com a deflagração da Segunda Guerra Mundial, o Estado ainda teve maior capacidade de influência sobre os rumos da industrialização, porque o comércio com as potências centrais se tornou muito mais lucrativo ao mesmo tempo em que a concorrência com a produção de bens de consumo internacionais caiu expressivamente. Além disso, foi nesse momento que Vargas conseguiu negociar a cessão americana de uma planta de metalurgia pesada para o Brasil: com a fundação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN, empresa estatal), o país dava seu primeiro grande passo na direção da industrialização pesada, com o Estado guiando a ação nas indústrias de base. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 
  • III. O aluno deve analisar e compreender o processo de constituição de uma nova identidade nacional ligada à industrialização e à descentralização do poder.

Como já explicado acima, a nova identidade brasileira sob Vargas estava profundamente ligada à industrialização e à urbanização. No entanto, a descentralização do poder jamais esteve no horizonte varguista. Para aqueles planos políticos, apenas um Estado forte e bem organizado seria capaz de conduzir um país tão diverso e grande como o Brasil para o desenvolvimento e para a formação de uma identidade. Nesse sentido, a federalização dos projetos brasileiros foi uma marca inconteste da Era Vargas, com a máquina do Executivo federal sendo profundamente sofisticada ao mesmo tempo em que se pensava as políticas locais a partir de linhas gerais desenvolvidas pelo poder central. E isso alcançava várias expressões: desde uma cadeia nacional de radiodifusão até uma reorganização geral das escolas públicas brasileiras - tudo passava pelo governo central. Afirmativa falsa.

 

Dessa forma, são verdadeiras as afirmativas I e II.

 

Estão corretas as afirmativas:

a)  III, apenas.

b)  II III, apenas.

c)  II, apenas.

d)  III III.

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *