Sobre o trabalhismo brasileiro, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I. Foi uma política restrita ao Partido Trabalhista Brasileiro, que via na sua prática a saída para a implementação de reformas sociais e econômicas.
II. O trabalhismo, apesar do seu aporte paternalista, correspondeu a um programa de reformas sociais, nacionalistas e desenvolvimentistas.
III. Constituiu-se em uma doutrina cujas características podem ser sintetizadas em um projeto de cidadania bastante específico, no qual se misturaram elementos da social-democracia e do assistencialismo do governo.
- A) Somente I é verdadeira.
- B) Somente II é verdadeira.
- C) Somente III é verdadeira.
- D) Somente I e II são verdadeiras.
- E) Somente II e III são verdadeiras.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Somente II e III são verdadeiras.
Gabarito: ALTERNATIVA E
Sobre o trabalhismo brasileiro, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
- I. Foi uma política restrita ao Partido Trabalhista Brasileiro, que via na sua prática a saída para a implementação de reformas sociais e econômicas.
O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foi criado apenas em 1945 para concentrar a herança política do trabalhismo de Getúlio Vargas. Ao longo do seu período ditatorial, Vargas criou importantes iniciativas trabalhistas para formar um novo operariado brasileiro leal ao Estado dentro do esforço de industrialização. Por exemplo, nesse período, seriam regulamentados os sindicatos e seria criada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, 1943). Ou seja, o trabalhismo foi anterior à fundação do PTB, que, de fato, se configuraria como uma força central entre 1946 e 1964. No entanto, com a redemocratização, o trabalhismo ficaria dividido entre vários partidos, como o PTB, o PDT e o PT. Portanto, não é correto reduzir o trabalhismo ao PTB. Afirmativa falsa.
- II. O trabalhismo, apesar do seu aporte paternalista, correspondeu a um programa de reformas sociais, nacionalistas e desenvolvimentistas.
O trabalhismo brasileiro foi organizado em grande escala no Brasil a partir da década de 1930 com Getúlio Vargas e seu esforço desenvolvimentista. Na visão de Vargas, era necessário formar um novo operariado no país, organizado mas leal ao Estado. Essa era a visão central na organização da sociedade sob Vargas. Com isso, todo um programa de reformas foi associado ao desenvolvimentismo e ao industrialismo. Iniciativas de reformas sociais estiveram ao lado da formação de uma legislação trabalhista de corte paternalista em alguns momentos, mas que também cobrava a disciplina dos sindicatos e o enquadramento geral das classes dentro do projeto central de desenvolvimento. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- III. Constituiu-se em uma doutrina cujas características podem ser sintetizadas em um projeto de cidadania bastante específico, no qual se misturaram elementos da social-democracia e do assistencialismo do governo.
A Era Vargas (1930-1945) foi um momento em que, por excelência, foi gestado um projeto nacional amplo a partir do governo central, o que incluiu a formação de uma identidade nacional e de uma nova forma de cidadania, voltada para um país que estava se industrializando e se urbanizando. Afora os esforços da monarquia e um breve ensaio no início da Primeira República (1889-1930), a construção da identidade nacional sob a ditadura brasileira foi o esforço mais duradouro de unir a sociedade brasileira sob uma única narrativa pensada a partir da capital federal. Ainda que dialogasse com várias das oligarquias locais, Vargas percebia que o seu projeto de urbanização brasileira criaria novas classes sociais e que, portanto, era necessário aproximá-las do Estado e do seu projeto central. Ainda que num ambiente de gravíssimas restrições a direitos políticos e individuais, Vargas elaborou uma cidadania consentida voltada às massas: os direitos sociais partiam diretamente dele e era necessário que as massas aderissem à versão do trabalhismo organizada pelo Estado central. Por outro lado, ainda viria de Vargas a reorganização da vida eleitoral brasileira, com o sufrágio universal e a instituição de uma Justiça Eleitoral. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Assim, são verdadeiras as afirmativas II e III.
a) Somente I é verdadeira.
b) Somente II é verdadeira.
c) Somente III é verdadeira.
d) Somente I e II são verdadeiras.
e) Somente II e III são verdadeiras.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
Deixe um comentário