As leis sociais que se acumulavam desde 1930 e, às vezes, entravam em choque com a Constituição de 1937, foram atualizadas e codificadas na Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada em 1943. De forma geral, a política trabalhista de Vargas revelou os interesses das classes dominantes em estabilizar a camada operária e criar condições para a modernização industrial do País, buscando o reajuste das relações entre patrões e empregados.
(Adaptado de: Francisco A. da Silva. História Integrada. São Paulo: Editora Sol, s/d)
O texto permite afirmar que o trabalhismo de Vargas
- A) foi a forma encontrada para incorporar os trabalhadores na vida nacional e mantê-los sob controle no jogo das forças sociais.
- B) ampliou o sistema de representação classista para todos os trabalhadores, urbanos e rurais, inscritos em seus respectivos sindicatos.
- C) manteve à margem da lei as conquistas dos trabalhadores, adquiridas por meio do movimento operário, liderado pelos anarquistas.
- D) estabeleceu regras que facilitavam a organização de entidades sindicais, entre as quais as que autorizavam seu funcionamento livre e autônomo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) foi a forma encontrada para incorporar os trabalhadores na vida nacional e mantê-los sob controle no jogo das forças sociais.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a que melhor se adequa ao texto apresentado.
A) foi a forma encontrada para incorporar os trabalhadores na vida nacional e mantê-los sob controle no jogo das forças sociais.
CORRETO. O texto indica que a política trabalhista de Vargas tinha como objetivo estabilizar a camada operária e criar condições para a modernização industrial do País, buscando o reajuste das relações entre patrões e empregados. Isso sugere que o trabalhismo de Vargas serviu como uma forma de incorporar os trabalhadores na vida nacional e mantê-los sob controle no jogo das forças sociais. Portanto, essa alternativa está correta.
B) ampliou o sistema de representação classista para todos os trabalhadores, urbanos e rurais, inscritos em seus respectivos sindicatos.
INCORRETO. O texto não menciona a ampliação do sistema de representação classista para todos os trabalhadores, urbanos e rurais, inscritos em seus respectivos sindicatos. Embora a política trabalhista de Vargas tenha proporcionado algumas melhorias para os trabalhadores, ela não necessariamente ampliou a representação classista de todos os trabalhadores. Portanto, essa alternativa está incorreta.
C) manteve à margem da lei as conquistas dos trabalhadores, adquiridas por meio do movimento operário, liderado pelos anarquistas.
INCORRETO. O texto indica que as leis sociais que se acumulavam desde 1930 foram atualizadas e codificadas na Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada em 1943. Isso sugere que as conquistas dos trabalhadores não foram mantidas à margem da lei, mas sim incorporadas na legislação. Portanto, essa alternativa está incorreta.
D) estabeleceu regras que facilitavam a organização de entidades sindicais, entre as quais as que autorizavam seu funcionamento livre e autônomo.
INCORRETO. O texto não menciona que a política trabalhista de Vargas estabeleceu regras que facilitavam a organização de entidades sindicais, entre as quais as que autorizavam seu funcionamento livre e autônomo. Embora a política trabalhista de Vargas tenha proporcionado algumas melhorias para os trabalhadores, ela não necessariamente facilitou a organização de entidades sindicais. Portanto, essa alternativa está incorreta.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.
Deixe um comentário