A criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1938, durante a presidência de Getúlio Vargas, objetivou a produção e a sistematização de informações e dados sobre o povo e o território brasileiros de modo a conhecer o país e a instrumentalizar o poder público em suas ações destinadas ao desenvolvimento e à modernização nacional.
PORQUE
Na conjuntura política da época da criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – o Estado Novo – ampliaram-se as atribuições do governo federal por meio de ações centralizadoras e intervencionistas, cuja eficácia em muito dependia de saberes tecnicamente especializados e confiáveis.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
- A) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
- B) as duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
- C) a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
- D) a primeira afirmativa é falsa, e a segunda verdadeira.
- E) as duas afirmativas são falsas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Gabarito: Letra A
A questão traz duas proposições. Vamos analisar o valor de cada uma delas a fim de encontrar o gabarito.
Verdadeira. A criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ocorreu em 1938 a partir da junção de dois outros órgãos: o Conselho Nacional de Geografia e o Instituto Nacional de Estatística. A autarquia ligada ao poder executivo foi criada para produzir, analisar, sistematizar e divulgar informações sobre o território brasileiro em todas as suas escalas (nacional, regional, estadual e municipal) e também sobre a população que nele vive. Essas informações são utilizadas pelo poder público para realizar ações e programas sociais.
Verdadeira. Essa proposição é verdadeira e parece explicar a proposição anterior. O IBGE foi criado durante a Era Vargas, momento onde houve a ampliação das atribuições do governo federal, que através de ações centralizadoras e intervencionistas procurou modernizar o país, formulado programas e projetos. A eficácia desse proposta modernizadora e nacionalista necessitou de um amplo corpo técnico profissional, especializado e confiável.
Portanto, sendo as duas proposições verdadeira e a segunda explicando a primeira, então, nosso gabarito é a Letra A.
Referência:
IBGE. Linha do tempo. Disponível em: https://memoria.ibge.gov.br/images/memoria/linha-do-tempo/LinhaDoTempoSemImagem.pdf
Deixe um comentário