Veja só A minha vida como está mudada Não sou mais aquele Que entrava em casa alta madrugada Faça o que fiz Porque a vida é do trabalhador Tenho um doce lar E sou feliz com meu amor O Estado Novo veio para nos orientar No Brasil não falta nada Mas precisa trabalhar.
(Ataulfo Alves e Felisberto Martins, É negócio casar)
Analisando a letra dessa canção, gravada em 1941 por Ataulfo Alves, podem-se observar aspectos relacionados ao contexto histórico de sua época, dentre os quais
- A) a denúncia das condições precárias a que trabalhadores estavam submetidos.
- B) a exaltação ao trabalho, à legislação trabalhista e a Getúlio Vargas.
- C) a valorização da “maladrangem”, como contraponto à exploração capitalista.
- D) o fortalecimento dos sindicatos operários e a supervalorização de seus líderes.
- E) a ampla liberdade de expressão artística e de criação da cultura popular.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a exaltação ao trabalho, à legislação trabalhista e a Getúlio Vargas.
A letra da canção "É negócio casar" de Ataulfo Alves e Felisberto Martins, gravada em 1941, apresenta uma visão positiva do trabalho e da legislação trabalhista implementada durante o Estado Novo, regime político estabelecido por Getúlio Vargas em 1937. A canção destaca a importância do trabalho e a felicidade alcançada com o estabelecimento de um "doce lar", o que sugere uma vida mais estável e segura.
A letra também faz menção ao Estado Novo como um fator que "veio para nos orientar", o que indica uma visão favorável ao regime e ao seu líder. Portanto, a alternativa B é a que melhor se adequa ao contexto da canção.
Deixe um comentário