O processo de industrialização intensificou e acelerou as mudanças na organização espacial do mundo e do Brasil. […] Se, no contexto interno, as condições favoreciam a industrialização, o mesmo ocorria no plano internacional.
Martini, Alice de. Geografia Ação e Transformação. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2016, pg. 141-144.
A industrialização brasileira tomou corpo a partir dos anos 1930. Nesse sentido, assinale a opção correta sobre o processo de industrialização brasileiro.
- A) Antes dos anos 1930 não houve condições para se iniciar a industrialização nacional, especialmente pelas imposições da conjuntura internacional. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a quebra da Bolsa de Nova lorque (1929) impossibilitaram a produção de qualquer tipo de manufatura dentro do pais,
- B) A utilização do termo “substituição de importações" relaciona-se ao fato de o crescimento industrial brasileiro subordinar-se às conjunturas internacionais, ou seja, às relações externas, às duas grandes querras mundiais, às oscilações dos mercados de capitais externos e às taxas de juros intemacionais.
- C) Somente a partir do primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945), o processo industrial nacional se consolidou. Na tentativa de impulsionar a economia, criou-se no pals uma política de incentivo ao capital externo, o qual voltou seus investimentos à geração de infraestrutura e indústrias de base.
- D) A partir da segunda metade dos anos 1950, na tentativa de recuperar o pequeno crescimento das décadas anteriores, o Estado centralizou suas políticas econômicas nas indústrias de bens de consumo duráveis. Essa ação condicionou um forte dinamismo do segundo setor até os anos 1980.
- E) No período compreendido entre 1969 e 1973, a economia nacional passou por vários momentos de crises. A indisponibilidade de capitais para investimento no mercado internacional e o aumento das taxas de juros sobre esses capitais os mesmos, dificultaram o crescimento econômico nacional.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A utilização do termo “substituição de importações" relaciona-se ao fato de o crescimento industrial brasileiro subordinar-se às conjunturas internacionais, ou seja, às relações externas, às duas grandes querras mundiais, às oscilações dos mercados de capitais externos e às taxas de juros intemacionais.
Gabarito: ALTERNATIVA B
A industrialização brasileira tomou corpo a partir dos anos 1930. Nesse sentido, assinale a opção correta sobre o processo de industrialização brasileiro.
- a) Antes dos anos 1930 não houve condições para se iniciar a industrialização nacional, especialmente pelas imposições da conjuntura internacional. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a quebra da Bolsa de Nova lorque (1929) impossibilitaram a produção de qualquer tipo de manufatura dentro do pais,
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um momento importante para a industrialização brasileira. Com os mercados internacionais em desordem e com os parques industriais centrais revertidos para a economia de guerra, foi possível ao Brasil ensaiar uma industrialização sem sofrer com a concorrência internacional. Ainda que de forma tímida, a década de 1910 representou um boom para as indústrias brasileiras, afetando cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Ainda que o impulso decisivo da industrialização só tenha ocorrido na década de 1930, há de se observar que já havia um processo de industrialização brasileira, ainda que rarefeito, desde a segunda metade do século XIX e intensificado pelas crises internacionais. Alternativa errada.
- b) A utilização do termo “substituição de importações" relaciona-se ao fato de o crescimento industrial brasileiro subordinar-se às conjunturas internacionais, ou seja, às relações externas, às duas grandes guerras mundiais, às oscilações dos mercados de capitais externos e às taxas de juros internacionais.
Principal forma de industrialização brasileira no século XX, a substituição de importações pressupunha que a nascente indústria nacional precisava ter suporte a partir do mercado doméstico, cuja demanda era suprida pelas importações. Assim, os interstícios das crises internacionais, como as duas grandes guerras, permitia surtos industrialistas no país em substituição aos produtos outrora importados. Em outra frente, também o país desenvolvia uma política cambial e tributária de forma a proteger o mercado doméstico contra os produtos importados e incentivar a industrialização. Além disso, buscava-se atrair investimentos externos diretos e ativar a iniciativa governamental com o uso de empréstimos internacionais para financiar o esforço de industrialização. ALTERNATIVA CORRETA.
- c) Somente a partir do primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945), o processo industrial nacional se consolidou. Na tentativa de impulsionar a economia, criou-se no país uma política de incentivo ao capital externo, o qual voltou seus investimentos à geração de infraestrutura e indústrias de base.
De fato, foi na Era Vargas (1930-1945) que o esforço de industrialização se consolidou de maneira mais clara, iniciando um processo que se desenrolaria até a década de 1980. No entanto, o modelo adotado era o chamado nacional-desenvolvimentismo, em que a iniciativa do Estado na industrialização de base e na infraestrutura lidera o processo de desenvolvimento, tracionando consigo as demandas do setor privado. Ou seja, gerando transbordamentos para propiciar a industrialização pela ação da burguesia nacional. Alternativa errada.
- d) A partir da segunda metade dos anos 1950, na tentativa de recuperar o pequeno crescimento das décadas anteriores, o Estado centralizou suas políticas econômicas nas indústrias de bens de consumo duráveis. Essa ação condicionou um forte dinamismo do segundo setor até os anos 1980.
O impulso desenvolvimentista inicial se deu na década de 1930, quando a indústria de transformação começou a ser instalada em maior grau. Ainda na década de 1940, grandes avanços seriam feitos nas áreas de infraestrutura e indústria de base, o que incluiu a primeira siderúrgica nacional, abrindo caminho para outros desenvolvimentos industriais. Na década de 1950, esse processo seria aprofundado de maneira decisiva, consolidando a indústria de base e reforçando os passos para a indústria de base. Alternativa errada.
- e) No período compreendido entre 1969 e 1973, a economia nacional passou por vários momentos de crises. A indisponibilidade de capitais para investimento no mercado internacional e o aumento das taxas de juros sobre esses capitais os mesmos, dificultaram o crescimento econômico nacional.
O milagre econômico brasileiro foi o período de grande crescimento da economia entre 1969 e 1973, período no qual o Brasil conseguiu manter altas taxas anuais de expansão do PIB mesmo com alguns problemas com a inflação e alguns choques externos. Sob o marco do nacional-desenvolvimentismo, o Estado brasileiro era um dos atores principais deste momento econômico, fazendo pesados investimentos em infra-estrutura e mantendo um grande programa de protecionismo econômico associado com a atração de investimentos internacionais e a contratação de empréstimos para a assegurar a capacidade de investimento estatal. Ainda que o governo Médici (1969-1974) tenha sido fortemente associado ao milagre econômico, não se pode associá-lo exclusivamente à sua política econômica, já que desde 1965 se empreendia um esforço de reforma administrativa e de reorientação econômica. De qualquer modo, é descabido falar em ausência de influência internacional no milagre econômico, já que os empréstimos internacionais foram essenciais para garantir a saúde dos investimentos brasileiros na época. Sem os grandes aportes recebidos, o Estado levaria muito mais tempo para arregimentar forças para o seu projeto desenvolvimentista, inviabilizando medidas como o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND). Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
Deixe um comentário