Observe o cartaz a seguir.
Jean Pierra Chabloz. Propaganda do SEMTA (Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia). 1943. Retirado do site http://arte.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/01/05/batalha-da-borracha/ Acessado em 17 01 2018.
A propaganda acima refere-se ao contexto da chamada “batalha da borracha”, na qual trabalhadores nordestinos foram enviados à Amazônia com o objetivo de
- A) lutarem contra tropas inimigas alemãs e japonesas que ameaçavam invadir as fronteiras brasileiras no norte do país.
- B) fortificarem defesas na região norte, onde o governo varguista construiu grandes presídios para conter alemães e japoneses residentes no Brasil durante a guerra.
- C) combaterem inimigos estrangeiros que ameaçavam destruir as tropas aliadas, invadindo a Amazônia e roubando do Brasil a produção de pneus de borracha.
- D) ajudarem na produção e no trabalho na região, sobretudo na extração da borracha, matéria prima básica para a indústria bélica e de pneus.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) ajudarem na produção e no trabalho na região, sobretudo na extração da borracha, matéria prima básica para a indústria bélica e de pneus.
A propaganda do SEMTA (Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia) refere-se ao esforço do governo de Getúlio Vargas durante a Segunda Guerra Mundial para incentivar a extração de borracha na Amazônia. Conhecida como a "batalha da borracha", essa campanha visava suprir a demanda dos Aliados por borracha, essencial para a produção de pneus e outros materiais bélicos. Trabalhadores nordestinos foram enviados à região amazônica para aumentar a produção de borracha, fundamental para o esforço de guerra.
Jean Pierra Chabloz. Propaganda do SEMTA (Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia). 1943.
Deixe um comentário