Com base no texto abaixo, marque a alternativa correta na qual é correto afirmar que o crescimento da produção industrial no período entre 1929 e 1937, apontado por Furtado foi decorrente da (do): “Produção industrial cresceu em cerca de 50 por cento entre 1929 e 1937 e a produção primária para o mercado interno cresceu em mais de 40 por cento”.
- A) aproveitamento do mercado interno e do corte nas importações.
- B) adoção de uma política mais ortodoxa, portanto dependente do impulso externo.
- C) retração da produção de café, porque esta não recebeu qualquer tipo de auxílio do governo.
- D) chegada de imigrantes ricos norte americanos, incentivados pela lei de imigração no governo Vargas de investir recursos na capacidade produtiva existente.
- E) manutenção da estrutura econômica, com a redução da renda monetária e dos preços de artigos importados.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) aproveitamento do mercado interno e do corte nas importações.
Gabarito: ALTERNATIVA A
Com base no texto abaixo, marque a alternativa correta na qual é correto afirmar que o crescimento da produção industrial no período entre 1929 e 1937, apontado por Furtado foi decorrente da (do): “Produção industrial cresceu em cerca de 50 por cento entre 1929 e 1937 e a produção primária para o mercado interno cresceu em mais de 40 por cento”.
- a) aproveitamento do mercado interno e do corte nas importações.
Tem-se, aqui, uma referência à política de industrialização por substituição de importações, fundamental para o início mais vigoroso da industrialização brasileira. Tratava-se de uma política protecionista contra produtos industrializados importados, facilitação da importação de bens de capital e incentivo à industrialização local. Com isso, passava-se a abastecer a demanda doméstica por meio da nascente indústria brasileira, que já tinha demanda garantida pelo tamanho do mercado consumidor brasileiro. Por outro lado, as importações sofriam radical diminuição, havendo grande orientação em favor da compra de maquinário e ferramental para viabilizar a indústria brasileira. ALTERNATIVA CORRETA.
- b) adoção de uma política mais ortodoxa, portanto dependente do impulso externo.
O plano de industrialização brasileiro estava intimamente ligado à ação do Estado como vetor e incentivador do processo de industrialização. O mercado externo era importante na medida em que a agroexportação gerava as divisas necessárias para financiar a importação de bens de capital. Ou seja, não se pode falar que a ortodoxia liberal tenha sido seguido e tampouco que foi uma decorrência internacional a nossa industrialização. Alternativa errada.
- c) retração da produção de café, porque esta não recebeu qualquer tipo de auxílio do governo.
A produção de café estava amplamente amparada pelo Convênio de Taubaté, pelo qual o Estado se comprometia a controlar os estoques cafeeiros em favor da proteção internacional dos preços do produto. Isso implicava na compra, pelo Estado, dos excedentes de produção de maneira a manter as cotações apreciadas. Além disso, o que ocorreu no período foi o colapso da demanda, e não da produção, do café em decorrência da Grande Depressão. Alternativa errada.
- d) chegada de imigrantes ricos norte americanos, incentivados pela lei de imigração no governo Vargas de investir recursos na capacidade produtiva existente.
As ondas imigratórias no período em tela foram muito mais modestas do que aquelas vividas no início do século XX. Além disso, grosso modo, os imigrantes eram pessoas das classes menos favorecidas vindo da Europa para o Brasil em busca de novas possibilidades de vida. Os imigrantes atuaram como mão de obra, e não como fonte de investimento, no processo de industrialização. Alternativa errada.
- e) manutenção da estrutura econômica, com a redução da renda monetária e dos preços de artigos importados.
A alternativa é completamente descabida. A industrialização em si já representava uma importante transformação na estrutura econômica brasileira, o que, em grande medida, dependeu de uma decisão de Estado nesse sentido. Além disso, o aumento da renda foi fundamental para que o mercado doméstico fosse capaz de dar sustentação ao desenvolvimento da indústria brasileira. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
Deixe um comentário