Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Durante o período republicano, o Brasil passou por dois regimes durante os quais não houve eleição do presidente por voto direto: o primeiro sob o comando de Getúlio Vargas, entre 1937 e 1945; e o segundo sob o comando dos militares, entre 1964 e 1985.

 

Com relação a esses períodos, julgue o item a seguir.

 

O Departamento de Imprensa e Propaganda criado por Vargas em 1939 buscava interferir em todas as áreas da cultura brasileira por meio da censura artística e cultural.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: ERRADO

    É muito difícil compreender o comportamento da banca nessa questão. Analisemos o que o CPDOC/FGV diz a respeito do Departamento de Imprensa e Propaganda:

    O DIP foi criado por decreto presidencial em dezembro de 1939, com o objetivo de difundir a ideologia do Estado Novo junto às camadas populares. (...)

    O DIP possuía os setores de divulgação, radiodifusão, teatro, cinema, turismo e imprensa. Cabia-lhe coordenar, orientar e centralizar a propaganda interna e externa, fazer censura ao teatro, cinema e funções esportivas e recreativas, organizar manifestações cívicas, festas patrióticas, exposições, concertos, conferências, e dirigir o programa de radiodifusão oficial do governo. Vários estados possuíam órgãos filiados ao DIP, os chamados "Deips". Essa estrutura altamente centralizada permitia ao governo exercer o controle da informação, assegurando-lhe o domínio da vida cultural do país.

    Ora, ainda que não fosse a única ferramenta disponível para o controle da vida cultura e artística do país, a censura era, sim, um importante meio de interferência e de controle sobre a informação. Ou seja, não faz sentido se dizer que o presente item esteja errado. A única possibilidade de torná-lo falso seria dizer que a censura era a única atividade do DIP ou sua única ferramenta. Assim, na nossa avaliação, o item está CORRETO.

    Nosso gabarito: CERTO.

    Gabarito da banca: ERRADO

    Continua após a publicidade..

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *