Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A escassez de navios capazes de atravessar o oceano estimulou as exportações de artigos manufaturados e, ao mesmo tempo, desencorajou as suas importações. Os mercados consumidores da Argentina, do Uruguai, e de outros países sul-americanos se abriram para os brasileiros ao se fecharem as fontes habituais de suprimento de tecidos. As exportações de tecidos de algodão, em meados de 1942, só eram superadas em valor, pelo café; as carnes enlatadas e congeladas vinham em terceiro lugar.


(Warren Dean. A industrialização de São Paulo (1880-1945), s/d)


O excerto alude

Resposta:

A alternativa correta é letra E) à situação da economia do Brasil em um quadro de confrontos militares entre os países industrializados.

Gabarito: Letra E

 

O trecho faz menção à data de 1942, ano que faz parte da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Nesse contexto, a economia mundial ficou paralisada em função dos conflitos na Europa e que tiveram repercussões em outras partes do globo. Os navios mercantes não podiam trafegar pelos mares em função de rotas fechadas ou de possibilidade de ataques de navios de guerra e submarinos.

 

Uma vez que a Europa, que era um dos principais mercados consumidores e fornecedores do Brasil, estava envolvida na guerra, o governo decidiu mudar geograficamente suas importações e exportações, olhando para os EUA e a América Latina como parceiros comerciais.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: O Brasil não estava isolado economicamente no contexto da guerra. Conseguia acordos bilaterais com EUA para sustentar o preço do café e de transferência de mão de obra qualificada para construir usinas siderúrgicas. O trecho também fala da participação dos vizinhos do Prata no mercado exportador brasileiro.

 

Letra B: O trecho não menciona sobre a situação da classe trabalhadora ou mesmo das leis sobre as relações trabalhistas.

 

Letra C: O trecho não menciona sobre entrave ao desenvolvimento industrial provocado por produtos estrangeiros. Desde o fim da 1ª Guerra, o governo brasileiro percebeu a necessidade de substituir importações. Esse processo passou a ser mais efetivo a partir da década de 30 como forma de ajustar a balança comercial que andava desfavorável.

 

Letra D: O trecho não faz menção a políticas cambiais de desvalorização da moeda nacional.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *