Atenção: O texto abaixo refere-se às questão.
O sentimento de que era uma incongruência lutar contra o autoritarismo “lá fora” e sustentá-lo “aqui dentro” foi particularmente forte entre a oficialidade das Forças Armadas. Ao voltarem da campanha na Itália, muitos oficiais assumiram posições claramente favoráveis à volta da democracia.
(Adaptado de: TEIXEIRA, Francisco M.P. Brasil, História e Sociedade. São Paulo: Ática, 2001, p.267-268)
O texto identifica uma das consequências, no Brasil, da
- A) Revolução Socialista Russa − 1917.
- B) Primeira Grande Guerra − 1914-1919.
- C) Grande Depressão − 1929 – 1930.
- D) Ascensão do Nazi-fascimo – 1933.
- E) Segunda Guerra Mundial – 1939-1945.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Segunda Guerra Mundial – 1939-1945.
Note que o texto trata da história do Brasil, conforme vemos no título do livro de onde foi tirada a citação, qual seja, "Brasil, História e Sociedade". Oras, o conhecido episódio em que nossas Forças Armadas atuaram em uma campanha na Itália foi justamente na Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945. Tratou-se de um conflito militar de escala global, que envolveu muitos dos principais poderes mundiais da época. O texto menciona que, após a campanha na Itália (um dos principais cenários de batalha da Segunda Guerra), muitos oficiais das Forças Armadas brasileiras assumiram posições favoráveis à volta da democracia, expressando um sentimento de incongruência entre lutar contra o autoritarismo no exterior e sustentá-lo no Brasil. Portanto, nossa resposta é a letra E.
Todas as demais alternativas estão erradas. Todas trazem eventos que sequer envolveram envio de tropas brasileiras, e esse motivo basta para que vejamos não terem qualquer relação com o texto base. Vejamo-las rapidamente:
O Brasil não enviou tropas para a Revolução Russa, nem para deter os revolucionários, nem para auxiliá-los. Assim, é impossível que o texto a ela se refira. Errada a letra A. Igualmente, não enviou tropas no episódio da ascensão do Nazi-facismo (errada a letra D).
A participação brasileira na Primeira Guerra foi colateral, envolvendo apoio logístico e médico, mas não envio significativo de tropas (errada a letra B).
A Grande Depressão não foi uma batalha militar, mas uma crise econômica (errada a letra C).
Portanto, a alternativa correta é a LETRA E.
Deixe um comentário