Os chamados Projetos de Desenvolvimento Econômico foram muito comuns durante os anos dos governos militares, na década de 1970, e eram implantados pela Fundação Nacional do Índio – FUNAI – em diferentes áreas indígenas onde viviam aqueles grupos considerados, pela FUNAI, em “adiantado estado de aculturação”.
(Joana A. Fernandes Silva. Economia de subsistência e projetos de desenvolvimento econômico em áreas indígenas.
Em: Aracy Lopes da Silva e Luís Donisete Benzi Grupioni (orgs.). A temática indígena na escola.
Novos subsídios para professores de 1o e 2o graus. Texto adaptado)
De acordo com a autora, os Projetos de Desenvolvimento Econômico eram caracterizados
- A) pela influência exercida por grupos de iniciativa privada que tinham como finalidade potencializar e explorar o conhecimento tradicional das comunidades indígenas.
- B) pela pressão integracionista, em que se negava a continuidade do indígena enquanto tal, promovendo- -se estratégias para forçar sua “incorporação” à sociedade nacional.
- C) pelo planejamento conjunto realizado com organizações da sociedade civil, para auxiliar as comunidades indígenas a obterem sua alimentação e subsistência.
- D) pela possibilidade de inserção das comunidades tradicionais indígenas ao sistema produtivo capitalista, de modo a promover sua autonomia e identidade cultural.
- E) pelo alinhamento político delineado e financiado pelo Banco Mundial, com vistas à implementação de atividades que favorecessem aos interesses do capital internacional.
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é B) pela pressão integracionista, em que se negava a continuidade do indígena enquanto tal, promovendo-se estratégias para forçar sua "incorporação" à sociedade nacional.
Explicação
Os Projetos de Desenvolvimento Econômico, implantados pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) durante os governos militares, tinham como objetivo integrar as comunidades indígenas à sociedade nacional. Esses projetos eram caracterizados pela pressão integracionista, que negava a continuidade da identidade cultural indígena e promovia estratégias para forçar a incorporação dessas comunidades à sociedade nacional.
Deixe um comentário