Passando para o campo da política econômica, seria equivocado pensar que tudo mudou após 1964. Permaneceu o princípio da forte presença do Estado na atividade econômica e na regulação da economia. Esse traço não foi sempre igual, variando com os governos, sendo por exemplo mais típico do governo Geisel do que de Castelo Branco. Mas, se nem tudo mudou, muita coisa mudou. O modelo que se esboçara no período Juscelino tomou ampla dimensão.
(Boris Fausto, História do Brasil)
Assinale a alternativa que caracterize corretamente a política econômica do Regime Militar (1964-1985).
- A) Os empréstimos externos e o estímulo ao ingresso do capital estrangeiro tornaram-se elementos essenciais para financiar e promover o desenvolvimento econômico. Esse modelo – chamado de desenvolvimento associado – privilegiou as grandes empresas, certamente as multinacionais, mas também as nacionais, tanto públicas como privadas.
- B) Prevaleceu a concepção dos planejadores e economistas ligados à CEPAL, que preconizava que o progresso econômico dependia da capacidade nacional em desenvolver uma indústria de base. O financiamento dos investimentos em infraestrutura dependeu da tributação das exportações de comodities.
- C) A entrada de recursos externos sofreu considerável controle por parte do Banco Central, interessado nos capitais produtivos e não naqueles voltados à especulação financeira. A produção de bens de consumo duráveis dirigiu-se às classes mais pobres, beneficiadas com a progressiva valorização real do salário mínimo.
- D) A defesa da empresa nacional efetivou-se por meio de uma rigorosa legislação de controle sobre a remessa de lucros das empresas multinacionais. Optou-se por um processo de reformas estruturais com o intuito do rápido desenvolvimento e da ampla inclusão dos setores mais pobres aos ganhos desse desenvolvimento.
- E) O combate ao recorrente processo inflacionário foi realizado por meio da abertura da economia aos investimentos externos dirigidos à produção de bens de consumo duráveis, voltados para as classes populares. O aumento da produtividade industrial era recompensado com reajustes salariais periódicos.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Os empréstimos externos e o estímulo ao ingresso do capital estrangeiro tornaram-se elementos essenciais para financiar e promover o desenvolvimento econômico. Esse modelo – chamado de desenvolvimento associado – privilegiou as grandes empresas, certamente as multinacionais, mas também as nacionais, tanto públicas como privadas.
Essa alternativa caracteriza adequadamente a política econômica do Regime Militar (1964-1985). Durante esse período, houve uma abertura significativa à entrada de capital estrangeiro e empréstimos externos, visando impulsionar o desenvolvimento econômico. Este modelo ficou conhecido como "desenvolvimento associado", que incentivava não apenas as multinacionais, mas também as grandes empresas nacionais, tanto públicas quanto privadas, promovendo um crescimento econômico baseado na intervenção estatal e na cooperação com investidores externos.
Deixe um comentário