Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A ideia de desenvolvimento, progresso e, principalmente, financiamentos, passa a ser associada à penetração das Empresas Multinacionais na economia nacional. O Estado passa, então, a utilizar de todos os meios para atrair as multinacionais, investindo em infraestrutura, numa política de incentivos fiscais e subsídios. Nasce, assim, a forma de capitalismo associado, com a aliança entre o Estado e a burguesia nacional e as empresas multinacionais. Neste sentido, percebe-se que a atuação do Estado deixa de ter um caráter genuinamente nacionalista, e passa a corresponder ao processo de internacionalização do capital.

 

FURNIEL, Ana Cristina da Matta. Amazônia – A ocupação de um espaço: internacionalização X soberania nacional (1960-1990). Dissertação (mestrado). Instituto de relações internacionais da PUC-RJ. Rio de Janeiro, 1993. P. 43. (Com adaptações).

 

Considerando a presença dos militares na Amazônia, podemos considerar com INCORRETO.

Resposta:

$@$v=v1.20-rv2$@$

A alternativa correta é letra A) Um dos principais objetivos dos militares ao tomarem o poder com o golpe de 1964, foi adotar a política desenvolvimentista no país.

A afirmação está correta porque, após o golpe de 1964, os militares implementaram uma política econômica desenvolvimentista, que visava ao crescimento econômico e ao desenvolvimento do país. Essa política foi baseada na atração de investimentos estrangeiros, na criação de infraestrutura e na oferta de incentivos fiscais e subsídios às empresas multinacionais.

Essa política desenvolvimentista foi uma das principais características do regime militar, que buscou modernizar e industrializar o país, atraindo investimentos estrangeiros e promovendo o crescimento econômico.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *