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TRANSAMAZÔNICA COMPLETA 45 ANOS

 

A rodovia federal Transamazônica (BR−230) completou 45 anos em outubro de 2015, mas ainda não é asfaltada na sua totalidade. A rodovia começou a ser implantada ainda em 1970, no governo do general Emílio Garrastazu Médici. Dois anos depois, ela foi inaugurada. O trecho entre Marabá e Altamira é o que está em melhor estado atualmente. Um dos diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disse que, durante esse período de mais de quatro décadas, muita coisa já foi feita, mas explicou que o país viveu uma mudança de filosofia: “Antigamente, o que era símbolo de desenvolvimento era um trator V8 derrubando uma árvore, uma castanheira; hoje, isso é um crime”, disse.

 

A mencionada “mudança de filosofia”, entre a década de 1970 e a atualidade, refere-se às seguintes prioridades em cada um desses momentos históricos, respectivamente:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) garantir o crescimento econômico – promover o equilíbrio socioambiental

Gabarito Letra C

Garantir o crescimento econômico – promover o equilíbrio socioambiental.

Durante o período do governo Médici (1969-1974), o Brasil, beneficiado pela conjuntura econômica internacional, passou a realizar grandes investimentos nas áreas siderúrgica, petroquímica, de transportes, construção naval, mineração e construção civil. Nessa última área realizou grandes obras como a construção da ponte Rio-Niterói e da rodovia Transamazônica.

Esse período de desenvolvimento econômico ficou conhecido como “milagre econômico” e se caracterizou pelos projetos de integração nacional – que tinha na construção da rodovia Transamazônica um dos seus principais propósitos – e de crescimento da economia.

Nesse momento, não havia ainda uma preocupação com uma gestão sustentável do meio ambiente e a transamazônica foi aberta a partir da derrubada da vegetação ao longo do trecho que se pretendia integrar a partir da rodovia. Mesmo que as noções de desenvolvimento sustentável estivessem começando a surgir ainda nos anos 1970, somente com o tempo difundiu-se o entendimento de que o desenvolvimento não poderia esgotar os recursos para o futuro, sendo, portanto, importante considerar a preservação do meio ambiente nos projetos de desenvolvimento econômico. Essa relação de complementariedade entre economia e preservação socioambiental é uma questão da atualidade que não fazia parte da lógica econômica do passado recente brasileiro.

Por que as demais estão incorretas?

Letra A: estimular a presença militar – valorizar a proteção estrangeira.  

A construção a Transamazônica não tinha por objetivo o estímulo à presença militar, mas sim a integração nacional e o desenvolvimento econômico, e atualmente o que se procura valorizar não é a proteção estrangeira, mas sim a proteção do meio ambiente.

Letra B: solucionar a disparidade inter-regional – expandir a atividade extrativista.  

De certa maneira, ao buscar realizar a integração nacional, o governo militar procurava dinamizar as regiões por onde passaria a transamazônica, mas não de forma a solucionar toda a disparidade inter-regional. Além disso, o paradigma atual visa a proteção ambiental e não a expansão extrativista.

Letra D: controlar o deslocamento populacional – redimensionar a propriedade fundiária.

De certa maneira, o plano de assentar colonos ao longo da rodovia transamazônica estabelecia certo controle no deslocamento populacional, mas a filosofia atual citada pela questão visa a proteção ambiental e não o redimensionamento da propriedade fundiária.

Referências:

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

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