A política econômica do governo militar, a partir da década de 1970, ficou conhecida como “Milagre Econômico”. Em linhas gerais, essa política caracterizou-se:
- A) pela distribuição de renda, diminuindo a distância entre ricos e pobres da população.
- B) pelo apoio ao governo de Washington, que defendia uma frente ampla de unificação tarifária para as Américas.
- C) pela opção pelo mercado exportador, por empréstimos estrangeiros e concretização de grandes projetos econômicos.
- D) pela implantação de um plano heterodoxo com base no aquecimento da economia, apelidado de "Cruzado".
Resposta:
A alternativa correta é letra C) pela opção pelo mercado exportador, por empréstimos estrangeiros e concretização de grandes projetos econômicos.
Gabarito: ALTERNATIVA C
A política econômica do governo militar, a partir da década de 1970, ficou conhecida como "Milagre Econômico". Em linhas gerais, essa política caracterizou-se:
- a) pela distribuição de renda, diminuindo a distância entre ricos e pobres da população.
Pelo contrário, o milagre econômico brasileiro ficou caracterizado pelo aumento da concentração de renda. O milagre econômico privilegiou as classes dirigentes ao passo que as classes menos privilegiadas sofriam com a aceleração inflacionária. Alternativa errada.
- b) pelo apoio ao governo de Washington, que defendia uma frente ampla de unificação tarifária para as Américas.
No período enquadrado pelo Milagre Brasileiro (1968-1973), a política externa brasileira havia se distanciado dos Estados Unidos, preferindo uma pluralização das parecerias e a dinamização geral das relações internacionais. Ao invés de aprofundar a dependência em relação aos EUA, preferiu-se o desenvolvimento de novas parcerias, inclusive contrariando interesses americanos. Alternativa errada.
- c) pela opção pelo mercado exportador, por empréstimos estrangeiros e concretização de grandes projetos econômicos.
Podendo ser localizado, grosso modo, entre 1967 e 1973, o "milagre econômico brasileiro" ficou caracterizado por um período de altas taxas de crescimento, ainda que parte da capacidade de investimento fosse corroída por uma crescente inflacionária. No período, a inflação se manteve em patamares relativamente elevados, estando sempre acima dos 15% anuais; enquanto tanto exportações quanto importações quase quadruplicaram de valor no mesmo período. Ainda que tenha ocorrido uma importante ampliação do investimento privado na economia brasileira, seja com a poupança doméstica seja com a chegada e a ampliação de multinacionais; não se pode relativizar a centralidade do gasto público e da orientação estatal neste momento do desenvolvimentismo brasileiro. O regime militar arrogou ao Estado a responsabilidade de orientar e viabilizar o desenvolvimento, tomando para si tanto funções empresariais - como a ampliação da telefonia pelo país - quanto os grandes investimentos em infraestrutura. Isto é, a ampliação do crédito público e dos gastos do governo - financiados em grande medida por empréstimos internacionais - foram fundamentais para o esforço realizado à época do milagre econômico, fazendo da capacidade empreendedora do Estado um dos alicerces fundamentais daquela política econômica. ALTERNATIVA CORRETA.
- d) pela implantação de um plano heterodoxo com base no aquecimento da economia, apelidado de "Cruzado".
O Plano Cruzado foi lançado em 1986 no contexto do enfrentamento à crise hiperinflacionária brasileira. Baseado no congelamento de preços, na troca de moeda e no choque alheio às dinâmicas do próprio mercado. Ou seja, trata-se de um momento posterior ao milagre brasileiro. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
Deixe um comentário