Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

  Texto associado

A Administração Pública Direta e Indireta

Por A. Leal e P. Costa. Disponível em: https://bit.ly/3qujjFH. Trecho adaptado.

Os órgãos públicos estão integrados em pessoas jurídicas, cuja vontade produzem e exteriorizam. Cabe examinar, então, os sujeitos de direito que exercitam função administrativa.

No atual cenário brasileiro, temos na Administração Direta a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, sendo que cada um possui personalidade jurídica própria.

Assim, Administração Pública Direta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas do Estado. Ainda, quanto à classificação dos órgãos, segundo posição estatal podem ser: independentes quando se originam na Constituição; autônomos, se participam das tomadas de decisão do governo; superiores, compostos de órgãos de comando e direção, não possuidores de autonomia administrativa e financeira e que executam, planejam e buscam soluções técnicas; ou subalternos, subordinados aos órgãos superiores com função de execução.

Em sua estrutura, podem ser simples quando formados por um único centro de competência ou compostos se constituídos de vários órgãos menores.

Quanto à atuação funcional, são singulares os órgãos que têm apenas um agente que decide por eles ou colegiados quando integrado por vários agentes.

Na Administração Indireta, podem ser estabelecidas diferenças quanto a sua personalidade jurídica, que pode ser de direito público, neste caso as autarquias, fundações de direito público e consórcio de direito público; ou de direito privado, como as empresas públicas, as sociedades de economia mista, as fundações públicas, os consórcios públicos privados e as sociedades controladas, conforme o decreto-lei nº 200/1967.

Leia o texto ‘A Administração Pública Direta e Indireta’ e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A estrutura de um órgão público deve ser simples e formada por um único centro de competência a fim de cumprir o princípio constitucional da independência entre os poderes, de acordo com as informações do texto.

II. No atual cenário brasileiro, temos na Administração Direta a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Cada um desses entes possui uma personalidade jurídica própria, como pode ser entendido após a leitura do texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

Gabarito: letra C.

 

Vamos comentar as afirmativas.

 

I. A estrutura de um órgão público deve ser simples e formada por um único centro de competência a fim de cumprir o princípio constitucional da independência entre os poderes, de acordo com as informações do texto. ERRADO.

 

Isso seria verdade apenas em relação a um tipo de órgão, os órgãos simples, que não se subdividem em nenhum outro órgão. Porém, muitos órgãos públicos são compostos, em sua estrutura, por mais de um centro de competência, na medida em que são integrados por outros órgãos subalternos.

 

Cada órgão visto isoladamente, sim, é um único centro de competência, porém, como explicamos, há essa possibilidade de um órgão conter outros em sua estrutura interna. 

 

Ademais, isso nada tem a ver com o princípio constitucional da independência entre os poderes.

 

II. No atual cenário brasileiro, temos na Administração Direta a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Cada um desses entes possui uma personalidade jurídica própria, como pode ser entendido após a leitura do texto. CERTO.

 

Perfeito. A Administração Direta é composta pelos chamados Entes Federativos, ou Políticos.

 

 

Espero ter ajudado.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *