Acerca da definição e das características da Administração Pública, assinale a alternativa correta.
- A) Objetivamente, Administração Pública e Poder Executivo são conceitos coincidentes.
- B) As autarquias, pessoas jurídicas de direito público, integram a Administração Direta.
- C) O Poder Judiciário exerce administração pública, porém, como função típica.
- D) Uma das funções precípuas da Administração Pública é o exercício do poder de polícia.
- E) Por força do princípio da isonomia, é inconstitucional qualquer privilégio que coloque a Administração Pública em vantagem em relação ao administrado.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Uma das funções precípuas da Administração Pública é o exercício do poder de polícia.
A questão trata de assuntos gerais acerca da administração pública. Nesse contexto, vamos analisar as alternativas para encontrar a resposta correta.
a) Objetivamente, Administração Pública e Poder Executivo são conceitos coincidentes.
Incorreto. A Administração em sentido objetivo, material ou funcional, é aquele que define a administração pública como a própria função administrativa que exerce, ou seja, não importa quem a exerça, mas, sim, o que está sendo exercido, conforme leciona Maria Sylvia Zanella Di Pietro (Direito Administrativo. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2014, p. 50):
em sentido objetivo, material ou funcional, ela designa a natureza da atividade exercida pelos referidos entes; nesse sentido, a Administração Pública é a própria função administrativa que incumbe, predominantemente, ao Poder Executivo.
b) As autarquias, pessoas jurídicas de direito público, integram a Administração Direta.
Incorreto. As autarquias integram a Administração Indireta, conforme afirma Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino (Direito Administrativo Descomplicado. 23. ed. São Paulo: Método, 2015, p. 41):
As autarquias integram a administração indireta, representando uma forma de descentralização administrativa mediante a personificação de um serviço retirado da administração centralizada.
c) O Poder Judiciário exerce administração pública, porém, como função típica.
Incorreto. O poder judiciário, quando exerce administração pública, está exercendo uma função atípica, isto é, uma função que é típica de outros poderes. Isso é possível pela separação flexível de poderes adotada pelo Brasil, conforme explicam Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino (Direito Administrativo Descomplicado. 23. ed. São Paulo: Método, 2015, p. 15):
Esse modelo - separação de Poderes flexível - foi o adotado pela Constituição Federal de 1 988, de sorte que cada um dos Poderes não se limita a exercer as funções estatais que lhe são típicas, mas também desempenha funções denominadas atípicas, isto é, assemelhadas às funções típicas de outros Poderes. Assim, tanto o Judiciário quanto o Legislativo desempenham, além de suas funções próprias ou típicas (respectivamente, jurisdicional e legislativa), funções atípicas administrativas,
d) Uma das funções precípuas da Administração Pública é o exercício do poder de polícia.
Correto. A atividade de polícia administrativa é típica da administração pública. Essas atividades, dentre outras, são típicas da administração pública em sentido objetivo ou material, conforme ensinam Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino (Direito Administrativo Descomplicado. 23. ed. São Paulo: Método, 2015, p. 22):
São usualmente apontadas como próprias da administração pública em sentido material as seguintes atividades:
1) serviço público (prestações concretas que representem, em si mesmas, diretamente, utilidades ou comodidades materiais para a população em geral, oferecidas pela administração pública formal ou por particulares delegatários, sob regime jurídico de direito público);
2) polícia administrativa (restrições ou condicionamentos impostos ao exercício de atividades privadas em benefício do interesse público; exemplo típico são as atividades de fiscalização);
3) fomento (incentivo à iniciativa privada de utilidade pública, por exemplo, mediante a concessão de benefícios ou incentivos fiscais);
4) intervenção (abrangendo toda intervenção do Estado no setor privado, exceto a sua atuação direta como agente econômico; estão incluídas a intervenção na propriedade privada, a exemplo da desapropriação e do tombamento, e intervenção no domínio econômico como agente normativo e regulador, por exemplo, mediante a atuação das agências reguladoras, a adoção de medidas de repressão a práticas tendentes à eliminação da concorrência, a formação de estoques reguladores etc.).
e) Por força do princípio da isonomia, é inconstitucional qualquer privilégio que coloque a Administração Pública em vantagem em relação ao administrado.
Incorreto. Os privilégios da Administração Pública perante o particular é um dos pilares do regime jurídico administrativo, com face estampada no super princípio da supremacia do interesse público sobre o privado. O princípio da supremacia do interesse público juntamente, com o princípio da indisponibilidade do interesse pública informa todo o regime jurídico administrativo e, deles, derivam o demais princípios do Direito Administrativos. Com efeito, o regime jurídico administrativo permite que o Poder Público submeta o interesse particular, por meio de prerrogativas e privilégios jurídicos exclusivos a ele conferidos, conforme explicam Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino (Direito Administrativo Descomplicado. 23. ed. São Paulo: Método, 2015, p. 204):
O princípio da supremacia do interesse público é característico do regime de direito público e, como visto anteriormente, é um dos dois pilares do denominado regime jurídico-administrativo, fundamentando todas as prerrogativas especiais de que dispõe a administração como instrumentos para a consecução dos fins que a Constituição e as leis lhe impõem. Decorre dele que, existindo conflito entre o interesse público e o interesse particular, deverá prevalecer o primeiro, tutelado pelo Estado, respeitados, entretanto, os direitos e garantias individuais expressos na Constituição, ou dela decorrentes.
Portanto, gabarito LETRA D.
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